Oralidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ao longo de toda a minha “curta” prática docente, apercebi-me de que a Comunicação Oral não ocupava um lugar tão destacado como a Comunicação Escrita, uma vez que avaliamos osnossos alunos essencialmente através da escrita quando realizamos um teste ou um exame. Estas provas de avaliação escritas são as mais objectivas de avaliar porque há um registo que fica guardado e quepode ser mais facilmente revisto. Ao nível do oral muitas vezes não há registos, uma vez que este é efémero.

Foi então, que ao ver me confrontada com a necessidade de realizar uma formaçãopropus-me a trabalhar o tema da oralidade, não só para saber mais sobre ele, mas também para encontrar estratégias para o treino do oral em sala de aula, bem como instrumentos para avaliar estacompetência.

Apreciação Crítica

Na minha experiência lectiva, reparei que não existe, na escola, uma actividade prática corrente e organizada a nível da oralidade, o que proporciona ummal-estar e receio nos alunos, quando têm de produzir algum enunciado oral um pouco mais longo e mais formal, em contexto de sala de aula. O que se verifica na maioria das vezes, inicia o discursofrequentemente com uma pergunta, os alunos respondem e o professor comenta a resposta. Esta estrutura rígida de interacção com os alunos não promove/desenvolve a competência da oralidade. Todavia oreconhecimento da importância da oralidade no processo de ensino-aprendizagem encontra-se bem evidenciado na instituição de momentos formais de avaliação da componente da oralidade, nomeadamente no ensinosecundário (Portaria n.º 1322/2007, de 4 de Outubro). A emergência e consolidação curricular das capacidades linguísticas orais que se verificou em Portugal nos últimos anos decorre, muito certamente, davalorização que, nos últimos tempos, lhes tem sido dada nos quadros teóricos de referência também a nível internacional.
A competência da oralidade desempenha pois um papel importante na...
tracking img