Oralidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oralidade

Oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. A memória auditiva evisual eram os únicos recursos de que dispunham as culturas orais para o armazenamento e a transmissão do conhecimento às futuras gerações. A inteligência estava intimamente relacionada a memória.Osanciões eram os mais sábios, pelo conhecimento acumulado.

Pierre Lévy faz uma distinção em "As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, faz distinção entre aoralidade primária, onde a palavra, por ser o único canal de informação, é responsável pela gestão da memória social; e a oralidade secundária em que a palavra (falada) tem uma função complementar àda escrita (e posteriormente à dos meios eletrônicos), sendo utilizada basicamente para a comunicação cotidiana entre as pessoas".

Em muitas culturas, a identidade do grupo estavam sob guarda de contadoresde histórias, cantores e outros tipos de arautos, que na prática eram autenticamente os portadores da memória da comunidade. Este é o caso do papel desempenhado na África Ocidental pelosgriot, sendo orelato mais famoso o dos feitos do rei Sundiata Keita, soberano do Império Mali.


Oralidade Primária

Segundo a teoria do filósofo francês Pierre Lévy, os elementos técnicos condicionam asformas de pensamento ou as temporalidades de uma sociedade. Antes do surgimento da escrita, a sociedade vivia no que, segundo ele, seria a oralidade primária, em que a palavra tem como função básica agestão da memória social. Nesse caso o edifício cultural estaria fundado sobre as lembranças dos indivíduos.

Apesar da grande diversidade técnica das últimas décadas, Pierre Lévy escreve sobre apersistência dessa oralidade primária nas sociedades modernas, não pelo simples fato de falarmos, mas porque as "representações e maneiras de ser ainda são transmitidas independentemente dos circuitos...
tracking img