Oracle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de Usuários


O banco de dados Oracle implementa conceitos de segurança bastante efetivos , gerenciando:


• Usuários

• Schemas

• Permissões

• Roles

A implementação correta destes objetos garantirá a segurança e a integridade das informações contidas no banco.


Usuário Oracle


Todo usuário do banco de dados Oracle é definido internamente noDicionário de Dados e a ele são atribuídos privilégios para criação , acesso e manipulação de objetos de banco de dados

Existem vários níveis de usuários , desde de usuários que simplesmente possuem privilégios de conexão ao banco e seleção de dados em determinada tabela , até o DBA mais graduado , responsável pela administração de bases distribuídas , implantação de pacotes , etc.

Asinformações referentes aos usuários se encontra na tabela DBA_USERS.

Ex: Select username from dba_users order by username.

Esta query lhe retornará todos os usuários criados no Oracle.


Criando um usuário


Sintaxe:
CREATE USER user_name
IDENTIFIED BY password
DEFAULT TABLESPACE users
TEMPORARY TABLESPACE temp
QUOTA 1M ON users
QUOTA UNLIMITED ON temp

Onde :
User_name : Nome dousuário a ser criado.
Password : Senha do usuário
Users : Nome da tablespace default destinada a criação de objetos.
Temp : Nome da tablespace default destinada a área temporária.


Eliminando um usuário

Sintaxe:
DROP USER user_name CASCADE;
Onde :
User_name : Nome do usuário a ser criado.

Este comando eliminará o usuário e seu schema caso tenha algum objeto criado.


Schemasdo Usuário Oracle


Todo Objeto criado dentro do Oracle por um usuário ou a ele atribuído , passa a pertencer ao seu schema , ou seja o schema é uma associação lógica de propriedade dada a um usuário.

Por exemplo :

o usuário aluno é dono de um objeto tipo tabela chamado veiculos , logo a tabela chamada veículos pertence ao schema aluno e internamente é representado como aluno.veiculos, o usuário professor também possue a tabela veículo , porem ambas não vão ser confundidas porque para ser feito uma seleção dos dados de uma das duas tabelas será necessário especificar o schema referenciado antes do nome da tabela (aluno.veiculos ou professor.veiculos) , caso o usuário aluno se conecte no banco , ele não precisará colocar o seu shema para chamar a tabela veículos , mas , parareferenciar a tabela veiculos do usuário professor , sim.


Privilégios


No Oracle existem dois tipos de privilégios , os de sistema e os de Objeto.

Os privilégios de sistemas são dados a um usuário para permitir que o usuário execute atividades no Banco , como criar tabelas , criar índices , criar uma sessão , criar um objeto procedural , entre outros .

Já os privilégios de objeto ,como o próprio nome diz , são relativos a ações que um usuário poderá fazer em um objeto de outro usuário , como selecionar , inserir linhas , deletar linhas , atualizar linhas , executar um procedimento.

Os privilégios são dados através do comando grant , e revogados através do comando revoke , aproveitando o exemplo acima , podemos dizer que dois usuário foram criados , aluno e professor, ambos precisam ter o privilégio de criar sessões e criar tabelas para poderem criar suas tabelas e conectarem-se ao banco , além disso , pela desejamos que somente os professores vejam os dados da tabela veículos do aluno, então , o usuário aluno deverá fornecer ao usuário professor o privilégio de selecionar a tabela veículos.

A sintaxe completa do comando grant se encontra por navegação nadocumentação deste CD. .../Index.htm/Oracle8 Database/Oracle8 SQL Reference, Release 8.0/GRANT
.../Index.htm/Oracle8 Database/Oracle8 SQL Reference, Release 8.0/REVOKE

Sintaxe:
GRANT privilégio TO [user_name|role]

Onde:
Privilégio : É o privilégios que estamos querendo atribuir. Podemos atribuir vários privilégios em um só comando, basta separa-los por vírgula.
[user_name|role]...
tracking img