Oracle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Oracle é um sistema gerenciador de banco de dados que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia.
Ao longo dos últimos 30 anos a Oracle vem aperfeiçoando seu principal produto e se mantém líder de mercado. AOracle procura se destacar de seus concorrentes ao adicionar novas funcionalidade ao seu SGBD.
Através desse trabalho serão abordados alguns conceitos e processos de gerenciamento do banco de dados mais usado e mais seguro do mundo, o Oracle.

Entre os processos citados neste trabalho estarão em destaque o gerenciamento dos processos Oracle e a configuração da rede Oracle.

1. Controlar o Bancode Dados Oracle

É preciso executar uma série de processos para que um servidor Oracle esteja em funcionamento e em condições de ser utilizado, é preciso de um processo de usuário, esse é o processo executado pelo usuário final e um processo de gerenciamento, nesse caso o Database Control e o Database Listener.

1.1 Iniciar e interromper o iSQL Plus

O programa iSQL Plus é uma ferramentaWEB, é uma versão gráfica do SQL Plus que roda como um serviço Application Server e os usuários finais se conectam a ele a partir de um navegador. Conceitualmente, é idêntico ao SQL Plus, a diferença é que enquanto o SQL Plus é um único processo na máquina do cliente, o iSQL Plus divide o processo em duas camadas. Uma camada de interface do usuário que roda no navegador do usuário, que lida com obásico da interface gráfica (gerenciamento da janela local, rastreamento dos movimentos do mouse, controle do teclado), e a camada da aplicação que roda em um servidor central, é essa camada do aplicativo que precisa ser iniciada. Uma vez que esteja rodando, ela pode ser usada por qualquer navegador, o servidor do iSQL Plus é iniciado com:

isqlplusctl start

E interrompido com:

isqulplu sctlstop

Como alternativa, no Windows, o servidor do iSQL Plus pode ser iniciado como um serviço, ou através da GUI do Windows ou a partir da linha de comando com o net start.

Para iniciar o iSQL Plus, emita a URL:

http://:/isqlplus

Como mostrado na figura 1 onde é o endereço da máquina onde está instalado o Oracle, e é a porta ip na qual o servidor iSQL Plus recebe as comunicações.[pic]

Figura 1 Tela de Logon do iSQL Plus

1.2 Iniciar e interromper o Enterprise Manager Database Control

O Database Control é uma ferramenta web que consiste de tabelas e procedimentos dentro do banco de dados e de um aplicativo OC4J que roda no servidor do seu banco. Se houverem diversos bancos no mesmo servidor, você precisará de uma instancia do programa OC4J executado para cada um. ODatabase Control oferece uma administração sólida, com uma variedade de ferramentas e habilidades para detectar e resolver problemas, com ele é possível administrar todos os bancos de dados de seu ambiente a partir de uma única máquina.

Para iniciar o processo da Database Control, qualquer que seja sua plataforma, use o utilitário emctl:

emctl start dbconsole

Para interromper o DatabaseControl ou verificar se ele está rodando:

emctl stop dbconsole

emctl status dbconsole

Uma vez iniciado o processo, é possível contatá-lo com a URL

http://:/em

Onde é o endereço do servidor do banco de dados. A porta terá como padrão 5500 para o seu primeiro banco de dados no computador, 5501 para o segundo e assim por diante.

[pic]

Figura 2 Tela de Logon do Database Control1.3 Iniciar e interromper o Listener Oracle

Listener é um processo executado em um nó que atende conexões recebidas em nome de um banco de dados ou de diversos bancos de dados. O listener possui algumas características como:
. Um processo de listener pode atender um ou mais bancos de dados;
. Vários listeners podem atender em nome de um único banco de dados, assim estabelecendo o banco de...
tracking img