Opressores e oprimidos, um antagonismo cosmopolita.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO Analisando o Manifesto do Partido Comunista, e tentando observar a sua realidade empírica no mundo, podemos perceber o grande legado de tiranias deixado por toda a humanidade: um povo sempre motivado a ganhar. Essa falta de consciência dos homens que operam a partir do capital, buscando subir a todo o custo e fazendo sofrer outra parte oprimida, que se motiva sem muitas esperanças,tentando emergir desse mar de corrupção e desrespeito. Esse desenrolar entre as lutas de classes nos afetam até hoje, e assim sempre será se não tirarmos a rédeas que puseram em nós, e passarmos a enxergar como nossos próprios olhos.

Palavras-chave: Luta de classes, Opressão, Capitalismo.
ABSTRACT Analyzing the Manifesto of the Communist Party, and trying to observe their empirical reality in theworld, we can realize the great legacy left by tyrannies all mankind: a people always motivated to win. This lack of awareness of the men who operate from the capital, looking up at all costs and making a suffering oppressed elsewhere, that motivates without much hope, trying to emerge from this sea of class struggles affect us today and so will always be that we do not take the rein put on us, andbegins to see how our own eyes.

Keywords: Class Struggle, Oppression, Capitalism.

INTRODUÇAO
Analisando historicamente, e tentando compreender a luta de classes, suas consequências e influencias na atualidade, poderemos vislumbrar as respostas de tantas anomias nos dias de hoje. Sabemos que, por grande parte ou porque não dizer, por todo o século XVIII, o poder da burguesia corria rumo auma ascensão jamais prevista. O comércio cresceu, assim como a consciência de classe. A origem burguesa estava toda ligada a atividades comerciais e financeiras. Não muito depois, surgiram novos empresários e fabricantes, principalmente na indústria têxtil de algodão. Os burgueses fundamentaram o poder social no apogeu econômico. De fato não podemos negar que a burguesia teve uma grande parcelade ajuda no desenvolver da revolução industrial. Ela criou formas bem próprias de existência e pensamentos, pensamentos estes todos voltados para o seu prestigio, que se manifesta na riqueza. O ducado simbolizava o êxito social, e se transforma na medida do persuadir que alguém pode exercer no destino de uma sociedade, podemos observar bem isso nessa passagem: “(...) e não deixou subsistir de homempara homem outro vinculo que não o interesse nu e cru, o insensível pagamento em dinheiro”.
Um dos resultados da revolução industrial foi o desdobramento de uma nova burguesia. Os meios de produção, bem como terras, fábricas e maquinas, eram de propriedade burguesa. A propriedade privada concedia aos burgueses a detenção dos benefícios derivados da atividade industrial. O labutador não passavade simples mão de obra comprada em troca de um mísero salário. A renda adquirida na produção das fábricas era reinvestida para gerar mais lucros, aumentando consequentemente ainda mais as fortunas pessoais dos burgueses.
“Mas a burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte; produziu também os homens que empunharão essas armas - os operários modernos, os proletários”. Surgia ofenômeno da população operaria. O “proletariado labrego” existia desde o século XVI, porém, a partir do século XVIII sua quantidade aumentou em continuação da concentração de terras na detenção das grades proprietários burgueses. Essa concentração de terras também desencadeou no aumento da pobreza e uma emigração sem tamanho do campo para a cidade. Dai nasce o proletariado moderno. O artífice,juntamente com os outros, integravam esse proletariado, já que suas oficinas entraram em declínio por conta da opressão capitalista feita pelos grandes fabricantes. Observamos o absurdo que era as condições de trabalho dos operários do século XIX, com jornadas de trabalho excessivamente longas, em geral 12 horas diárias. Total insegurança contratual, podendo ser desligado a qualquer momento. E para...
tracking img