Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

Fichamento - Parte I e II de “Manifesto do Partido Comunista” – Karl Marx e Friedrich Engels.

Os autores começam nos dizendo que o comunismohavia se difundido na Europa, chegando a ser perseguido por potências europeias, que se aliavam para isso. Então, o comunismo já era reconhecido como uma força e assim, fez-se necessário expor seusconceitos e objetivos para o mundo inteiro por meio desse livro.
Na Parte I do livro, temos a relação entre burgueses e proletários. Primeiramente, é abordada a permanência da luta de classes nahistória da sociedade, sempre marcada pela divisão entre opressores e oprimidos. Esse antagonismo, porém, não acabou com a passagem da sociedade feudal para a burguesa, apenas se simplificou em duas classesdiametralmente opostas: burguesia e proletariado.
A formação da burguesia moderna se deu por meio do crescimento do mercado, maior divisão do trabalho, desenvolvimento do comércio e da indústria.Desse modo, a burguesia moderna é produto de um processo de revoluções de produção e de troca. Além disso, a burguesia, ao se apoderar do Estado, fez com que o governo moderno se transformasse numórgão que administra os seus próprios interesses, além dessa classe se penetrar por todo o globo terrestre numa busca incessante por mercados novos. A burguesia desempenhou um papel revolucionário em todaa história, como dito no livro “a burguesia não pode existir sem revolucionar continuamente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção, isto é, o conjunto das relaçõessociais”. Por ter se infiltrado pelo mundo todo, a burguesia passou a exercer um papel cosmopolita à produção e ao consumo. Assim, em lugar da autossuficiência local e nacional, se desenvolve ainterdependência universal das nações. Dessa maneira, a burguesia obriga todas as nações a adotar o modo de produção que lhe convém, aglomerando a população, centralizando os meios de produção, concentrando...
tracking img