Operadores argumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Os operadores argumentativos são elementos da língua cuja finalidade é indicar a argumentatividade dos enunciados, introduzir um significado à frase além deestabelecer conexão entre elas. Eles podem ser conjunções, conectivos, advérbios, e até mesmo palavras que não se encontram em nenhuma das dez classes gramaticais. Esses operadores são importantes tanto para aleitura e produção de textos, pois são eles que apresentam as pistas para a interpretação do texto para o leitor.
Dependendo do valor e sentido argumentativo desses operadores, podemosclássificá-los em vários grupos. Vejamos os principais:

a) Operadores que assinalam o argumento mais forte dentro de uma escala que direciona para determinada conclusão: até, mesmo, até mesmo, inclusive.
•Estavam na festa os senadores, deputados e até mesmo o presidente.
Podemos entender então, que entre senadores, deputados e presidente, o uso do operador argumentativo enfatiza a presença do presidentena festa, dando assim mais importância a este fato.

b) Operadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão: e, também, ainda, não só...mas também.
• Estavam na festa não só ossenadores, mas também os deputados e o presidente.
Percebe-se que nesta frase não temos uma escala mais forte de argumentos, apenas somam-se argumentos de mesmo peso.

c) Operadores que introduzem umaconclusão relacionada a um argumento apresentado anteriormente: portanto, logo, pois.
• Estavam na festa os senadores, deputados e presidente. A primeira dama estava seriamente adoentada, portanto, nãopôde comparecer.
Neste exemplo conclui-se que a primeira dama não pôde comparecer, informação que está relacionada com o argumento de que ela estava doente.
d) operadores que permitem introduzirargumentos alternativos e levam a conclusões opostas ou diferentes: ou, ou então, quer...quer.
• Você pode ir à festa comigo, ou então, se preferir, fique em casa.
Nesta frase temos exemplos de...
tracking img