OPERADORES ARGUMENTATIVOS

524 palavras 3 páginas
TRABALHO EM GRUPO (TG)

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Os ´´operadores argumentativos`` são centrais na formação do discurso ;eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado utilizado. Defina com suas próprias palavras, o que são´´ operadores argumentativos`` e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Os operadores argumentativos
São alguns elementos da língua, que se fazem importantes, ficando explícitos na própria estrutura gramatical da frase tendo a finalidade de indicar a força argumentativa dos enunciados, é o sentido para qual apontam e induzem o enunciados, conteúdos semânticos adicionais que ficam as margens da discursão os pressupostos, as marcas que os induzem são os marcadores de pressupostos. Os conectivos e os advérbios, são palavras que tem a função de operadores, existem também palavras que dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais que são os: substântivos, advérbios, pronomes, adjetivos, conjunções, interjeições, preposições numerais e artigos.
Estes´´ operadores argumentativos`` são pontos de partida na construção de um enunciado argumentativo, direcionando o enunciado percorrendo o caminho proposto pelo enunciador dentro de um sentido que pode ser uma conclusão, um argumento mais forte, uma justificativa, existem também os que formam uma modalidade, etc...Ao avaliar estes operadores podemos notar que a maioria são conjunções e, que nem toda conjunção é um operador discursivo, podendo atuar como um simples conectivo. Estudar e conhecer estes operadores conectivos favorecem a leitura e o reconhecimento das manobras discursivas do emissor, tornando a leitura de texto um pouco mais simples e menos complexa.
Para darmos alguns exemplos neste trabalho, foi escrito um pequeno texto, em que ultilizamos alguns operadores argumentativos tornando assim mais simples e clara a função de cada operador
.
O sonho de José.
José era um garoto muito sonhador.
Começou ir à escola muito cedo, ´´porque" queria ser alguém

Relacionados