Operadores argumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os“operadores argumentativos” e ilustre  seus  diferentes usos com exemplos.



Operadores argumentativos é um termo que foi criado por Ducrot, eles são elementos gramaticais da nossa língua que quandocolocados em uma sentença tem a finalidade de argumentar um enunciado, são pois, palavras que tem como objetivo afirmar algo e justificar essa afirmação.

Os operadores argumentativos são utilizadospara introduzir vários tipos de argumentos, sendo os mais comuns e principais estes:

1 - operadores que assinalam a hierarquia dos elementos em uma escala, tendo assim o argumento mais forte para umaconclusão: mesmo, até, até mesmo, inclusive, nem; ou então o mais fraco: ao menos, pelo menos, no mínimo, deixando subentendido que existem outros mais fortes.

Exemplo:

“Apesar de, se devecomer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.” Clarice Lispector

É interessante mostrar como esse problemapersiste há, no mínimo, dois séculos.

2 - operadores que encadeiam duas ou mais escalas somando-se argumentos para uma mesma conclusão: e, também, nem, tanto... como, não só... mas também, além de, alémdisso, etc.

Exemplo:

João é o melhor candidato: tanto tem boa formação em Economia, como tem experiência no cargo, além disso, não se envolve em negociatas. 

3 - operador que pode introduzirpressupostos em um enunciado: já, ainda, agora.

Exemplo:

Rogério ainda está em casa. (pressuposto: Rogério já estava em casa antes.)

4 - operadores que servem para introduzir uma relação deoposição: no entanto, embora, ainda

que, mesmo que, apesar de que, mas, porém, contudo, todavia, entretanto.

Exemplo:

Gosto de trabalhar, apesar de que isto seja cansativo.

5 -...
tracking img