Onychophora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ONYCHOPHORA

MACAPÁ
2013
BEATRIZ DE OLIVEIRA ALBARADO
CARLA TAINA MAIA RAMOS
JOANDRO PANDILHA DOS SANTOS
RAIMUNDO ROSEMIRO DE JESUS BAIA
RAYANA KELLY DA SILVA REIS
TAMILIS DE NAZARÉ BARREIRO CARDOSO

ONYCHOPHORA

Trabalho apresentado a Universidade Federal do Amapá –UNIFAP, com vistas à obtenção de créditos na disciplina Zoologia I, 4º semestre, sob a orientação do docente Alexandre Santiago.



MACAPÁ
2013
INTRODUÇÃO
Foram descobertos e lançados na lista de animais em 1826, por Lansdown Guikding, relacionado como lesma, devido a sua semelhança com essa espécie.  Os onicóforos pertencem a animais bilaterais, segmentados e vermiformes que vivemsobre solo, eles compartilham fortes semelhanças com artrópodes e anelídeos e possuem um filo próximo chamado tardigrada. Até hoje foram descritas 110 espécies, eles vivem trópicos de zona temperadas do hemisfério sul. Os onicóforos são noturnos possuem hábitos noturnos sendo encontrados em ambientes úmidos e geralmente escuro.
ONYCHOPHORA
Os onicóforos são animais bilaterais vermiformesterrestres, com fortes semelhanças morfológicas com artrópodes e, em menor escala, com anelídeos. Por parecerem vermes com pernas, os onicóforos são às vezes chamados de “vermes caminhantes”. Há 110 espécies descritas que se restringem aos trópicos e zonas temperadas do hemisfério sul. Esses animais são noturnos e com fototaxia negativa, sendo encontrados em ambientes úmidos e geralmente escuros. Elesassemelham-se com lagartas, mas já foram também comparados a lesmas. Vivem geralmente em florestas tropicais, no folhiço ou sob objetos no solo da floresta. Quando não há condições favoráveis (seco ou frio), vão para dentro do solo e se tornam dormentes ate que as condições melhorem.
Onychophoda é interessante pela contribuição que oferece para compreensão da evolução de Arthropoda, apresentandouma boa quantidade de características semelhantes aos artrópodes e anelídeos, porem mais próximos dos primeiros.
ESTRUTURA
Os onicóforos são animais com numerosos apêndices segmentares pareados. O corpo é mole e a pele é seca e aveludada, o que deu origem ao nome, em inglês, velvet worm. A maioria mede de 5 mm a 15 cm de comprimento, o corpo é mais ou menos cilíndrico em seção transversal,embora achatado ventralmente e coberto por numerosas papilas grandes e pequenas. As papilas são cobertas por minúsculas escamas e as maiores possuem uma cerda sensorial.
São segmentados, conforme evidenciando pela repetição em serie de apêndices, óstios, nefrídeos e gânglios. O corpo não apresenta sinais externos das divisões segmentares, além do espaçamento regular e segmentar entre os apêndices. Atagmose é fraca, com a extremidade anterior formando uma pequena cabeça, pouco diferenciada do longo tronco posterior.
O corpo apresenta 13 a 43 pares de apêndices segmentares no tronco, mais outros três apêndices cefálicos. Todos os apêndices do tronco são semelhantes, unirremes, curtos e robustos, como pernas carnosas. Esses apêndices cônicos sem articulação são lobópodes com musculaturainterna. Os lobopodes, com forma de saco e sem articulações, são um tipo incomum de apêndice encontrado em Onychophora e Tardigrata, geralmente presentes em menor numero nos machos. Podem ser curvados em qualquer direção ao longo de sua extensão e terminam em um par de garras esclerotizadas. As pernas tocam o solo com um conjunto de coxis espinhosos, situação na base das garras, e cada perna possuemnumerosas sensoriais.
Cada perna apresenta um órgão coxal na parte ventral da sua base. Os órgãos coxais são eversiveis e parecem ser utilizados para absorver água do substrato. Estruturas semelhantes estão presentes em alguns miriápodes. As glândulas crurais são estrututras ectodérmicas que ocorrem na base de algumas pernas de certas espécies. Essas glândulas excretoras se abrem para o exterior...
tracking img