Critica os miseraveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Miseraveis é um musical (2012) adaptado de uma produção da Brodway que, por sua vez, foi inspirado num clássico de Vitor Hugo (1862).O filme ,sendo totalmente fiel ao livro, conta a historia deJean Valjean, estrelado por Hugh Jackman , que em plena revolução francesa (sex XIX), é preso por roubar um pão. Ao ser libertado, após anos, tenta recomeçar sua vida e se redimir, ao mesmo tempo em quetenta fugir dda perseguição do inspetor Javert (Russel Crowe)
Alem de um incrível e emocionante musical, o filme apresenta claramente contexto histórico, politico e social englobando a própriaRevolução Francesa ate a modernidade.
Como já dito anteriormente, o romance se passa em plena Revolução Francesa, logo depois do fim do antigo regime (centralização do poder político nas mãos domonarca).Esse sistema gerou muitos protestos de outras classes sociais, principalmente da burguesia que estava enriquecendo muito rapido (com comercio e indústria) porem não havia conquistado o poderpolitico.Ja com muita insatisfação do povo, o Rei se viu obrigado a aumentar os impostos ( em decorrer da derrota na Guerra dos 7 anos), provocando ainda mais protestos.As colheitas enfraqueceram, resultandono aumento do preco dos alimentos deixando a população temendo por fome gerando maiores protestos. Para que essas crises se encerrassem o Rei convocou os Estados Gerais, porem a votação era feita porEstado, favorecendo o clero e a nobreza que se juntavam e impediam as mudanças solicitadas pela burguesia.
A revolução, propriamente dita, começou a partir daí, quando o povo, influenciado pelasideias iluministas, exigia a votação por cabeças e que, claro, foi recusada pelo Rei. Porem gerou revoltas em todos os países. O terceiro estado deixou de participar e converteu-se em Assembleia nacionalconstituinte, o rei Luís XVI tentou reagir, mas o povo permanecia unido, tomando conta das ruas. O slogan dos revolucionários era“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Mas em 1789 varios fatores...
tracking img