Arthropoda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arthropoda
Filo Arthropoda
Subfilos:
* Crustaceae (caranguejos...)
* Trilobitomorfa (trilobitas...)
* Cheliceriformes (aracnídeos...)
* Myriapoda (lacrais...)
* Hexapoda (Insetos...)
Filo Onychophora
Filo Tardigrada PANARTHROPODA - ORGIGEM DA ATROPODIZAÇÃO
ARTHROPODA – ESPECIALIZAÇÃO DA ATROPODIZAÇÃO
* FILO ARTHROPODA
Esse filo possui grande irradiação adaptava, ou seja, distribuição emtodos os lugares da terra. Sendo os Crustaceae e Hexapoda os grupos menos conhecidos a nível de pesquisa.
Atropodização
São modificações estruturais dos Arthropodes, como adaptações ao desenvolvimento de uma cutícula espessa e pernas articuladas, sendo esta a principal característica da atropodização.
O filo Onychophora e o filo Tardigrada não são classificados no filo Arthropoda, pois não possuempernas articuladas. O movimentos de seus lobópodes (pernas) é feito por pressão celomática.
1. Vantagens da artropodização:
- Proteção contra predação, danos físicos e estresse fisiológico;
- Suporte necessário para inserção dos músculos¹;
- Predação de outros invertebrados;
- Especialização diferenciada dos vários segmentos (tagmose²) de regiões e apêndices.
OBS¹: opódema – Ponto de inserçãodos músculos (como nossos tendões). Os Arthropoda perderam o conjunto de músculos circulares, por isso não possuem movimentos peristálticos e isto se reflete em uma cutícula espessa.
OBS²: tagmose – Diferenciação morfológica e funcional dos tagmas (conjunto de segmentos corpóreos) com funções específicas.
1. Adaptações para artropodização:
- Desenvolvimento de articulações e de uma proteínaelástica associada a resilina;
- Regionalização da musculatura – músculos intersegmentados;
- Desenvolvimento de um coração a partir do vaso dorsal;
- Obliteraçãos do celoma – origem da hemocele¹;
- Órgãos excretores fechados e redução do número de unidades excretoras. (glândulas antenais ou maxilares – Crustaceae; glândulas coxais – Cheliceriformes e Onychophora; túbulos de malpighi – Cheliceriformes,Hexapoda, Myriapoda e Tardigrada).
- Desenvolvimento de sensilas mecano e quimiorreceptoras na forma de processos da cutícula. (sensilas campaliformes – Hexapoda; órgãos em fenda – Cheliceriformes; órgãos sensíveis à força – Crustácea)
- Estruturas para a respiração ultrapassam o exoesqueleto. (brânquias – Crustaceae; sistema traqueal – Myriapoda e Hexapoda; pulmões foliáceos – Cheliceriformes);- Muda²: Mudança periódica do exoesqueleto para que ocorra o crescimento corpóreo.
OBS¹: hemocele – Junção do sistema circulatório com a cavidade do celoma.
OBS²: muda – ecdise é a mudança do exoesqueleto, sendo o responsável pelo crescimento da cutícula do animal, o hormônio ecdisona. Ocorre em Arthropoda, Onychophora e Tardigrada.
Relações Filogenéticas dos Arthropodas
* Articulata: Anelídeos eArtrópodes
1. Metamerização do corpo – crescimento segmentar;
2. Desenvolvimento embrionário;
3. Sistema nervoso – cordões nervosos ventralmente dispostos.
* FILO ONYCHOPHORA
* Do grego ónychos = garras e phoros = portador.
São animais terrestres, sendo conhecidas 110 espécies. Variam de 5 mm a 15 cm, com os machos sempre menores que as fêmas (dismorfismo sexual). Possuemsegmentação fortemente homônoma. Apresentam cores distintas e papilas, e, escamas na superfície do corpo.
Habitam ambientes escuros para evitar a dissecação do corpo. Habitam a serrapilheira, ecossistema que gera o húmus fornecendo nutrientes.
Apresentam três pares de apêndices na cabeça: um par de antenas carnosas, um par de papilas orais e um par de mandíbulas. Localizados abaixo das antenas estão seusgrandes olhos. Possuem de 13 a 43 pernas locomotoras (lobópodes).
OBS: Apêndices da cabeça superficialmente anelados, mas não são articulados, não são segmentados e não apresentam musculatura intríseca. Assim também são os lobópodes.
Paredes do Corpo
Possuem corpo coberto por uma cutícula quitinosa fina, flexível e muito permeável. A cutícula não é calcificada, mas passa por mudas periódicas....
tracking img