Omc - comex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................2
1. GATT / OMC.................................................................................................3
1.1. FUNÇÕES..................................................................................................4
1. 2.PRINCÍPIOS.............................................................................................5
1.3. ESTRUTURA.............................................................................................6
2. RODADAS....................................................................................................8
2.1. RODADA URUGUAI.................................................................................9
2.2. RODADADOHA......................................................................................10
3. BRASIL NA OMC.......................................................................................10
4. ATUALIDADES..........................................................................................11
5. CONSIDERAÇÕESFINAIS.......................................................................13















INTRODUÇÃO
A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional. Em inglês é denominada “World Trade Organization” (WTO) e possui 153 membros. Asede da OMC é em Genebra, na Suíça.

















1. GATT / OMC
Blocos econômicos foram idealizados para facilitar as relações comerciais internacionais entre os países arrasados pela 2ª guerra mundial e que buscavam desenvolver-se e reconstruir suas economias internas arrasadas. A cooperação entre estes países seria a forma mais rápida e equilibrada para se reerguerem, issoporque os governos perceberam que “para ter a paz mundial era necessário o desenvolvimento econômico”.
Nessa época foi criado a ONU (Organização das Nações Unidas), o FMI (Fundo Monetário Internacional), o BIRD (Banco Mundial) etc, para cuidar das relações comerciais entre os países, e o GATT, General Agreement on Tariffs and Trade (Acordo Geral de Tarifas e Comércio).
Os Estados Unidos, que jádespontava como potência dominante, sabia que os acordos bilaterais por si só não seriam suficientes para garantir a cooperação em nível mundial e assumiram, então, a liderança da liberalização multilateral do comércio.

GATT
Formado em 1947 por 23 países (inclusive o Brasil), a maioria em desenvolvimento, estabelecendo um conjunto de normas e concessões tarifárias, mesmo sob a discordânciados Estados Unidos, que não aceitavam qualquer medida de proteção ao mercado dos países em desenvolvimento.
Devia ter um caráter provisório e vigorar apenas até a criação da OMC (Organização Internacional do Comércio), que acabou não sendo criada, pois o congresso dos Estados Unidos se recusou a ratificar o acordo, por problemas políticos internos, e por receio de que a ratificação do acordopudesse afetar a soberania e autonomia comercial.
O objetivo era impulsionar a liberalização multilateral do comércio, que consiste na negociação dos mais diversos temas, que variam desde comércio internacional até segurança coletiva, com a participação efetiva de três ou mais países e combater as práticas protecionistas, que vinham sendo adotadas pelos países desde a década de 20.

OMC
Entrou emvigor em 1º de janeiro de 1995, com sede em Genebra, na Suíça.
Sistema idealizado e fundado por Bretton Woods responsável pelo financiamento da reconstrução dos países destruídos e ocupados.
Originalmente deveria ser composto por três entidades, FMI, BIRD e OMC, e se tornou um tripé defeituoso, no início, com apenas os dois primeiros pilares, pela não ratificação do acordo pelos Estados...
tracking img