Olho de boi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula: Dissecação do olho de boi
Objetivo: Fazer a dissecação do olho de boi e comparar ao nosso olho.
Material: pinça, bandeja, estilete, tesoura, luvas, olho de boi.
Procedimento:
• Retirou-se o excesso de gordura e músculos que existe em torno do olho. A gordura serve de proteção ao olho contra impactos. Os músculos são responsáveis pela sua movimentação.
• Cortou-se a córnea. Observou-sea existência dela fechando o olho e colocando o dedo sobre a pálpebra. Em seguida se movimentou o olho de um lado para o outro e percebeu-se a saliência. Dentro da córnea tem um liquido chamado humor aquoso que sai de dentro dela. Esse liquido mantém a pressão que da forma a córnea.
• Foi cortado o globo ocular pela metade através da esclerótica. Na parte de cima ficou a córnea e a Iris, odiafragma composto de músculos que mudam o diâmetro da pupila, controlando a quantidade de luz que entra no olho. Observou-se que a Iris do boi é oval e não circular.
• Na parte de baixo, apareceu o cristalino sobre uma gelatina. O cristalino é uma lente biconvexa. Os tracinhos pretos ao seu redor são os ligamentos ciliares que modificam o tamanho da lente. Colocou o cristalino sobre um papel. Elefunciona como uma lente de aumento.
• Observou-se o humor vítreo. Ele é um tipo de massa gelatinosa que preencha a parte interna do olho definindo sua forma. Ele é também responsável por manter a retina fixa no fundo do olho. Isso é muito importante, pois, se a retina se dobra o sinal que chegara ao cérebro chega confuso.
• No fundo do olho tem uma película irrigada por vasos sanguíneos. É a retina(onde se formam as imagens).
• O tapete é uma camada azul-esverdeada brilhante que reflete de volta para retina à luz que já passou por ela. Ela permite ao boi enxergar melhor no escuro. O ser humano não tem esse tapete. O fundo do nosso olho é preto e absorve a luz que passa pela retina. Observou-se também o nervo óptico que leva as informações ao cérebro.
Resultado e conclusão: músculo éresponsável pela movimentação,a córnea membrana transparente,humor aquoso é um fluido que se situa entre a córnea e o cristalino, preenchendo a camara anterior do olho, esclerótica é a membrana mais externa do olho, cristalino é uma lente biconvexa que controla a nitidez da imagem, humor vítreo liquido viscoso encontrado entre o cristalino e a córnea, retina onde se formam as imagens, tapete é umacamada que reflete a luz para a retina, nervo óptico leva as informações ao cérebro.

Saiba mais
A "luz negra", geralmente observada em boates, na realidade emite uma pequena porcentagem de luz violeta e uma grande porcentagem de raios ultravioleta, invisível ao olho humano. Entretanto, alguns materiais denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioleta e devolvem ao ambiente raios comfreqüências menores, na região do violeta. Essa fluorescência permite efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em boates.

Pela mesma razão alguns sabões em pó "lavam mais branco": após a lavagem, a roupa reflete a parte visível dos raios solares e também transforma o ultravioleta em visível. Portanto, essa peça de roupa emite mais luz visível do que recebe: "é mais branca".Entretanto, isso não significa, necessariamente, que esse sabão deixe a roupa mais limpa do que os outros.

Ao olharmos para uma fonte de luz pontual, como por exemplo as luzes de uma cidade a noite, geralmente, observarmos a deformação dessa fonte em nossos olhos (como o desenho de uma estrela de natal). Esse é um exemplo simples do comportamento ondulatório da luz. Ela é difratada ao passar pelapupila do olho, ou por entre os cílios quando os olhos estão entreabertos.

A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com "flash".
O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila (Fig. 8.6). Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, nós enxergamos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado...
tracking img