Fundamentos da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


As Organizações

































Introdução à Administração




Assunto 01


Parte I

As Organizações


1.1. Organizações

A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento das necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água e energia, segurançapública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis – praticamente tudo depende de organizações. Tente pensar em algo que você use e que não dependa de alguma organização. É difícil, pode apostar. Segundo MAXIMIANO (2004):


• As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas. Salários, abonos, lucros distribuídos e outras formas de remuneraçãosão fornecidos às pessoas, em retribuição por seu trabalho ou seu investimento. São esses rendimentos do trabalho e de investimentos que permitem às pessoas adquirir os bens e serviços de que necessitam.


• O desempenho das organizações é importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Para atender a todas essas expectativas, asorganizações precisam ser bem administradas.


• É a administração que faz organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.


Para DAFT (2002), organizações tão diversas como uma igreja, um hospital, uma universidade ou uma grande indústria têm características em comum. Essas organizações são:


1) são entidades sociais
2)dirigidas por metas
3) desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e
4) ligadas ao ambiente externo.


O principal elemento de uma organização não é um edifício ou um conjunto de políticas e procedimentos. As organizações são compostas por pessoas e seus relacionamentos. Uma organização existe quando as pessoas interagem para realizar funçõesessenciais que auxiliam a alcançar metas. Os administradores deliberadamente estruturam e coordenam os recursos organizacionais para alcançar o propósito da organização. Entretanto, embora o trabalho possa ser estruturado em departamentos separados ou em conjuntos de atividades, a maioria das organizações atuais está se esforçando para obter maior coordenação horizontal das atividadesrelacionadas com o trabalho, muitas vezes utilizando equipes de funcionários de diferentes áreas funcionais para trabalhar juntos em projetos.


Segundo este autor, as organizações são importantes por que:


1) Reúne recursos para alcançar metas e resultados desejados.
2) Produz bens e serviços com eficiência.
3) Facilita a inovação.
4) Utilizada tecnologias modernas defabricação e baseada em computador.
5) Consegue se adaptar a um ambiente em constante transformação e influenciá-lo.
6) Cria valor para proprietários, clientes e funcionários.
7) Acomoda constantes desafios da diversidade, da ética e da motivação e coordenação dos funcionários.


1.1.1.Rápida História das Organizações


Segundo CHIAVENATO (2000), até meados do séculoXVIII, as empresas se desenvolveram com uma impressionante lentidão. Apesar de sempre ter existido o trabalho, organizado e dirigido na história da humanidade. A história das empresas e, sobretudo, a história da sua administração, são um capítulo recente, que teve o seu início há bem pouco tempo.


A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e a suaconseqüente aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho, que veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social que, em um período de aproximadamente um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou...
tracking img