Olfato e paladar

INTRUDUÇÃO:
O sistema sensorial é constituído pelos órgãos do sentido, como pele, ouvido, olhos, fossas nasais e língua, onde são encontradas as terminações sensitivas do sistema nervoso periférico.Os diferentes estímulos do ambiente são transformados em estímulos nervosos devido à capacidade que esses órgãos possuem. Os receptores podem ser classificados, de acordo com a natureza do estímuloque são capazes de captar, como: quimiorreceptores, fotorreceptores, termorreceptores, mecano-receptores. Os quimiorreceptores, língua e nariz, são perceptíveis a substâncias químicas, responsáveispelo paladar e o olfato.
Embora pensemos nos dois sistemas sensoriais como separados e distintos, ambos estão intimamente ligados. No entanto, a capacidade do paladar de distinguir sabores éextremamente limitada, identificando 6 ou 7 tipos de sabores diferentes. Já o olfato se organiza de forma a diferenciar milhares de cheiros. O ser humano é capaz de perceber mais de 10 mil diferentes odores,cada qual definido por uma estrutura química diferente.
Os sentidos do paladar e do olfato nos permitem separar alimentos indesejáveis, ou mesmo letais, dos que são nutritivos. Esses dois tipos desentidos estão fortemente relacionados às funções neurais emocionais e comportamentais primitivas. O olfato também permite que os animais detectem a aproximação de outros, bem como possibilita oreconhecimento entre os indivíduos da mesma espécie.

Paladar
O paladar é uma sensação química percebida por células específicas, denominadas papilas gestatórias. Localizadas na língua e palato, estaspromovem, além de sensações táteis, aquelas relacionadas aos sabores. As papilas filiformes são as responsáveis pelo primeiro caso citado; já as papilas circunvaladas, fungiformes e foliáceas, pelosegundo.
O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo sentido gustativo e olfativo; ativados pelos seus quimiorreceptores. Surpreendentemente, este último é...
tracking img