Oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Nutrição
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Cursode Nutrição
Disciplina: Histologia e Embriologia
Professor: Ramon
Aluno: Francisco das Chagas Souza Holanda

ANEMIA FALCIFORME
* O QUE É A DOENÇA ANEMIA FALCIFORME?
A anemia falciforme é umadoença genética e hereditária, predominante em negros, mas que podem manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada eelástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.
As hemácias falciformescontêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.
* COMO OCORREESSA DOENÇA?
A anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelopai e pela mãe. Se for transmitido apenas por um dos pais, o filho terá o traço falciforme, que poderá passar para seus descendentes, mas não a doença manifesta.
* QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, Dores articulares, Fadiga intensa, Palidez e icterícia, Atraso no crescimento, Feridas nas pernas; Tendênciaa infecções, Cálculos biliares, Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais, Priapismo ,diagnostico, tratamento.
* O DIAGNOSTICO?
A eletroforese de hemoglobina é o examelaboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.

* TRATAMENTO?
Não há tratamento...
tracking img