Oioioi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica João Pessoa - PB - 2007

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS Paulo dos Santos Sousa
ITCP/CEFET-BA, rua Emídio Santos s/nº, Barbalho, 2102-9569, e-mail: pasansou@hotmail.com

RESUMO
Este artigo tem o objetivo de discutir a importância da elaboração de um plano de negócios paraempreendimentos econômicos solidários. O plano de negócios deverá contribuir para o planejamento da gestão permitindo uma projeção estruturada do futuro dos empreendimentos populares. Porém ele deve ser adaptado às particularidades desses empreendimentos possibilitando com isso uma construção coletiva de conhecimento. Este artigo procurou discutir, de forma exploratória, a importância da aplicaçãodo plano de negócios como forma de contribuir para a estruturação da gestão das organizações solidárias. Palavras-chave: plano de negócios, empreendimentos, economia solidária.

II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica João Pessoa - PB - 2007

1. INTRODUÇÃO O Plano de negócios é uma ferramenta de gerenciamento utilizada em grandes empresas com oobjetivo de minimizar os riscos, pois através da sua elaboração a organização pode planejar o negócio e prevê possíveis insucessos. Sua aplicação em empreendimentos de caráter econômico solidário não é comum, pois estes além de se caracterizarem pelo pequeno porte e atuação no terceiro setor, ainda apresentam outras especificidades, como a origem popular dos seus membros, a auto-gestão, dificuldade deacesso a bens de capital e a recursos financeiros. Outro fator é a falta de conhecimento técnico sobre gestão e a baixo nível de escolaridade dos colaboradores desses empreendimentos. No entanto, sua adequação ao formato dos pequenos empreendimentos possibilitará identificar meios mais consistentes que permitam estruturar esses empreendimentos, por meio do planejamento e organização da gestão.2. PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de negócios é um instrumento de gestão que tem o objetivo de minimizar os riscos de uma organização através de um planejamento que possibilite a sua estruturação de maneira eficiente. Projeta o futuro da organização através de uma visão estratégica do ambiente tecnológico, sociocultural, financeiro e econômico. Possibilita ao gestor buscar novos parceiros para o seuempreendimento, conseguir financiamentos e orientar os seus colaboradores a desenvolver a missão da organização. O plano de negócios é definido como:

Um instrumento importante para a comunicação da viabilidade do seu negócio, sendo fundamental para o momento da negociação. O plano pode também ser usado para vender parte do negócio a sócios potenciais, estabelecer alianças com futuros parceiros,conseguir financiamentos e crédito junto a bancos, captar investimentos com capitalistas de risco e orientar os empregados e colaboradores a trabalharem alinhados com a missão da empresa. É válido ressaltar que o plano de negócio é uma ferramenta eficiente somente quando oriunda de um planejamento adequado. (CLEMENTE, 2004, p.15).

Para elaboração do Plano de negócios é necessário realizar antesna organização uma análise que se convencionou chamar “SWOT” (Strenght, Weakness, Opportunities e Threats) que também é conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Essa ferramenta ajuda o planejamento estratégico a partir da análise do ambiente interno e externo da organização. A relação entre forças e fraquezas representa o ambiente interno e a relação entreoportunidades e ameaças representam o ambiente externo.

[...] Um Plano de Negócios será mais bem elaborado se contar com uma visão estratégica, previamente elaborada, que abarque toda a situação do empreendimento e do ambiente tecnológico, econômico, financeiro, social e cultural que envolve. Para tanto, é recomendável que se tomem em consideração, antes de sua elaboração propriamente dita, as Ameaças...
tracking img