Oioioi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO: AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS.



1) Compare 20 aminoácidos primários os com relação a: propriedade da cadeia lateral, interação estabelecida com a água e interações entre as cadeiaslaterais. Demonstre o tipo de interação envolvida.
2) Por que os aminoácidos podem agir como ácidos e bases? Por que eles são classificados como substâncias anfóteras?
3) Explique a curva de titulaçãopara um aminoácido polar carregado positivamente. Identifique as regiões de tamponamento, os pKa’s, as espécies químicas predominantes nos pKa’s, acima e abaixo destes. Determine o ponto isoelétrico eexplique o seu conceito. Qual a espécie química que predomina abaixo e acima do ponto isoelétrico?
4) Represente uma ligação peptídica. Explique por que esta ligação é rígida e planar.
5) Qual aimportância da rigidez da ligação peptídica para o enovelamento das proteínas, assim como obtenção e manutenção de sua estrutura nativa.
6) Utilizando a seqüência abaixo, determine:
a) O pontoisoelétrico do peptídio;
b) A carga líquida desta molécula quando em pH 3,0; 6,0 e 12.
val-gli-glu-glu-pro-his-gln-lys-ser-phe-trp-tyr
7) Explique os quatro níveis de organização estrutural das proteínas.Discuta detalhadamente as interações fracas envolvidas na manutenção da estrutura nativa das proteínas.
8) Discuta que tipo de informação a determinação da seqüência de uma proteína pode dar em relaçãoàs suas estruturas secundária e terciária, assim à sua função.
9) Proponha um experimento para testar a importância de um grupo de resíduos de aminoácidos na atividade de uma proteína.
10) Discuta aafirmativa: "A estrutura secundária de uma proteína podem ser preditas a partir de sua seqüência. Sendo assim, a estrutura primária contém toda a informação necessária para a que a proteína atinjasua forma nativa".
11) Como o pH e a temperatura podem afetar a estrutura nativa das proteínas? Por que algumas proteínas resistem a extremos de pH e temperatura?


Carboidratos
1. Em termos de...
tracking img