Maquiavel e os contratualistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maquiavel e os Contratualistas:
Há milênios atrás os homens viveram naturalmente sem uma espécie de poder ou organização política que formasse uma cultura social, não existia governos enem poderes, muito menos os direitos naturais do homem, por não haver uma concepção sobre a razão. Com a evolução do pensamento humano e o início de sociedades primitivas a vida foi se modificando esaindo do Estado de Natureza que antes nos encontrávamos. A fim de explicar está transição, foi criado um termo para designar a mudança do Estado de Natureza para um Estado Social-Político, o ContratoSocial. Muitos filósofos se lançaram ao estudo da noção de poder, e de que forma é construído e mantido, entre eles quatro se destacaram, Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau.
Fiz uma distribuiçãode tópicos para organizar os diferentes autores e suas diferentes ideias:
- Maquiavel: Pregava a criação de um estado unificado, com poder político forte e centralizado, comandado pelo príncipe,liberto da igreja, relega-se os princípios morais e dizia que os fins justificam os meios. Maquiavel é anterior ao contratualismo, por isto não adere aos termos Estado de Natureza e Contrato Social,porém deixa claro sua opinião ao falar que a natureza humana é essencialmente má e os seres humanos querem obter o máximo de ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados aisso. Maquiavel achava impossível uma ordem social utópica, sem um tirano para exercer o poder, assim desprezando qualquer outra forma de pensamento.
- Hobbes (O Absolutista): Para Hobbes o estado denatureza era caracterizado pela ausência de um poder legal, não havia soberanos, súditos, senhores e servos, era um estado de igualdade onde superioridade física ou intelectual não auferia direitoespecial. Porém o homem é um mal selvagem, porque existe apenas o domínio das paixões e apetites humanos que são ilimitados frente os meios de satisfazer, que por
sua vez são limitados, assim levando a...
tracking img