ooo´pç00l

421 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: Ciência Política e Teoria do Estado
PROFESSORA: Joana Cavalcanti

ESTUDO DIRIGIDO
Parte I - Questões Maquiavelianas( Apenas para orientação de estudo)

1) Em que sentido existe separação em Maquiavel sobre a teoria do poder e a teoria de governo? Qual delas Maquiavel é mais explícito? Quem exerce, para quem e quem sofre o poder?
2) Seria correto afirmar que Maquiavel é o primeiro teórico do Estado moderno?De acordo com Maquiavel, como governá-lo? Como Maquiavel classifica os estados antigos? Para que e para quem existe o Estado?
3) Como aparece a sociedade na obra de Maquiavel? O mundo da política pode ser separado do mundo civil? Existe na obra de Maquiavel alguma arqueologia de sociedade civil? A sociedade prescinde do indivíduo?
4) O Príncipe é um indivíduo ou é um ente coletivo? A virtude e a fortuna podem estar ao alcance do indivíduo que não é príncipe? O indivíduo prescinde da sociedade? Existe indivíduo na teoria política pré-liberalismo?
5) Qual o significado e a importância da política na obra maquiaveliana? Quem faz e a quem se destina a política? Para Maquiavel o homem continua sendo um animal político? Como Maquiavel separa a política da teologia? Por que a religião (os deuses) não mais define os destinos humanos?
6) Qual é o entendimento de Maquiavel a respeito da democracia dos antigos? Maquiavel trabalha com o conceito de democracia? Maquiavel chega a comentar a dualidade clássica da teoria política entre democracia e tirania? A tirania se opõe à democracia?

Parte II - Os Contratualistas [esta parte do estudo é para ser entregue na aula da próxima semana ( P1-10/ Manhã: 31/03; P170/ Noturno A: 31/03 e P171 Noturno B: 01/04)].

Questão Única: Levando em consideração o pensamento dos contratualistas - quer dizer, daqueles filósofos que, entre o século XVI e o XVIII (basicamente), afirmaram que “a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização –

Relacionados