Oficina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE VOCÊ VÊ É O QUE VOCÊ APRENDEU
Turnbull, C.M. (1961). Some observations regarding the experiences and behavior of the BaMbuti Pygmies. American Journal of Psychology, 74, 304-308.
Este artigoé incomum neste livro. Turnbull não tinha qualquer proposição teórica específica, nenhum método científico claro foi usado, e o autor não é psicólogo. No entanto, este pequeno artigo tem sido frequentee amplamente citado para demonstrar alguns conceitos psicológicos importantes relacionados à capacidade que você tem para perceber o mundo ao seu redor. Mas uma quantidade considerável de explicaçãoconceitual é necessária, antes que as observações de Turnbull possam ser apresentadas no contexto apropriado. Esteja certo de que chegaremos ao estudo propriamente, embora possa parecer que fazemos umdesvio muito longo. Comecemos por apresentar a teoria subjacente às descobertas de Turnbull, que a brevidade de seu artigo não lhe permitiu apresentar.
PROPOSIÇÕES TEÓRICAS
Dois amplos eimportantes campos da Psicologia são os da sensação e da percepção. Estas são áreas fundamentalmente separadas, mas altamente relacionadas. A sensação se refere à informação que você está frequentementerecebendo do seu ambiente através de seus sentidos. Você é bombardeado com uma imensa quantidade de dados sensoriais a cada minuto de cada dia. Pare e pense nisto por um minuto. Frequências de luz estão serefletindo em todos os objetos ao redor, onde quer que você olhe, perto ou longe. Há provavelmente uma infinidade de sons entrando em seus ouvidos a qualquer momento, várias partes de seu corpo estãoem contato com vários objetos e vários gostos e cheiros estão frequentemente presentes. Se você retirar sua atenção deste livro por um minuto (eu sei que é difícil!) e focalizar cada um de seussentidos, um por vez, você vai começar a ter uma idéia da quantidade de “entradas sensoriais” que estavam fora de seu nível de consciência. De fato, se eu faço isso agora, eu passo a notar o ruído do meu...
tracking img