Oficina sexo e sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Sexo e Sexualidade.
Nome da Oficina: “Com que corpo eu vou?”.
Público alvo: Adolescentes de 14 a 17 anos.
Carga horária: 3 aulas - Duração de 2h30min
Quantidade: no máximo 25 alunos.
Objetivo Geral: Trazer a reflexão abordagens livres sobre o sexo e a sexualidade e as possíveis representações do corpo na atualidade.
Espaço: sala ampla com ar condicionado e boas condições para o usode audiovisual.

1º DIA
TEMA do DIA: COMO ME PORTO?
ATIVIDADES:
A) Início: Antes de começar a aula, serão espalhados imagens e objetos pelo espaço, associados ao sexo e a sexualidade. (Com músicas de fundo, convenientes ao tema).

B) Atividade 1: Forma-se uma roda e ali é dado o comando de se formarem em duplas. Essas terão que, juntas, analisarem o espaço e terão que, no tempodeterminado pelo professor, conhecer o amigo e apresentar dois objetos ou imagens desconhecidos por ambos disponíveis no local.

C) Apresentação das duplas: Cada participante se apresenta à turma como se fosse a sua dupla (imitando os movimentos comuns e manias que pode captar do colega: jeito de falar, andar, gestos, movimento corporal, etc.).

D) Atividade 2: Formam-se 3 grupos, onde cadarepresentante destes sorteará uma numeração por grupo que conterá alguns locais comuns a vivencia dos adolescentes. A numeração terá relação com as músicas de um set list selecionado especificamente para a atividade, e se encontrará disponível com os professores. As músicas serão antagônicas e impróprias ao local, o que dificultará na atuação deles, pois terão que representar o local sorteado, seportando corporalmente e ativamente de acordo com o local sorteado, independente da música de fundo.
Lugares a serem sorteados e música de fundo (antagônica):
* IGREJA – Funck
* SHOW DE ROCK – pagode
* BAILE FUNCK – música erudita e Canto Gregoriano
E) Atividade 3: Será disponível um tempo para criar uma situação improvisada (improvisação) que contenha os elementos trabalhadosnos primeiros momentos anteriores.
*A improvisação deve ter: os personagens criados no 1º momento, com os objetos que tiveram dúvida, algum local trabalhado anteriormente com sua música antagônica respectiva.
F) Finalização: Relato pessoal e Debate sobre a experiência vivenciada com a oficina.

2º DIA
TEMA do DIA: EXPRESSANDO A SEXUALIDADE
ATIVIDADES:
A) Início: Com objetivo dediscutir com os adolescentes as manifestações da sexualidade, prepara-se o material para as atividades do dia: cartolinas, folhas de papel, canetas coloridas, revistas, jornais atuais, tesouras e cola.

B) Atividade 1: Trabalho individual: Pedir aos adolescentes que pensem em algo que tenham visto ouvido, falado ou sentido sobre sexualidade. Depois solicitá-los a guardar esses pensamentos para si.Não é necessário escrever.

C) Atividade 2: Trabalho em grupo: Formar grupos de 5 adolescentes e solicitar que conversem sobre diferentes situações em que a sexualidade é manifestada pelas pessoas no ambiente social. Depois, entregar revistas, jornais, folhas de papel, canetas, tesouras e cola a esses grupos. Pedir aos grupos que montem um painel com as figuras, os anúncios e textos queestejam relacionados à sexualidade. Após a elaboração do painel, pedir a cada grupo que eleja um representante para explicar como foi o processo de discussão e de montagem do painel. Cada coordenador de grupo colocará seu painel em uma parede da sala e explicará para o grande grupo o seu real significado.

D) Finalização: Será aberto um debate com todos os participantes. O facilitador poderáfazer uma síntese dos tópicos apresentados e incentivar a reflexão sobre essas manifestações da sexualidade em diferentes culturas.
Pontos para discussão: a) Por que as pessoas confundem sexualidade com sexo? b) De que maneiras a sexualidade pode ser expressada? c) Que sentimentos podem estar envolvidos na expressão da sexualidade? d) O que se entende por sexualidade, sensualidade, erotismo e...
tracking img