Planejamento de oficina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UERJ – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
FEBF – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
CURSO DE PEDAGOGIA MULTIHABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA E MAGISTÉRIO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL






MARIA DE FÁTIMA GARCIA







PLANEJAMENTO DA OFICINA
Prática de Ensino Especial das Séries Iniciais do Ensino FundamentalDUQUE DE CAXIAS
Dezembro / 2007
APRESENTAÇÃO

Dados da U.E.: Escola Municipal Jardim Metrópole
Rua Rio Claro, nº. 20 – Jardim Metrópole
São João de Meriti - Rio de Janeiro
CEP: 25570-607 - Tel.: 2650-3373
Período de estágio: Este estágio foi realizado no período de 30/10/2007 à 22/11/2007, perfazendo um total de 52 horas de prática de estágio em campo,adicionado à 3:00 h de pesquisa bibliográfica.
Perfil da Turma: A turma observada consta de 35 alunos, sendo mais ou menos 10 destes com oscilação de freqüência. Apresenta distorção idade/série, deficiências de leitura e escrita, raciocínio lógico, socialização. Um fator observado importante e acredito que essencial para o desenvolvimento da turma é o fato de ser este o quarto professor deste anoletivo. Concluímos que em média, foram submetidos à troca de professor a cada bimestre. Apesar de um pouco indisciplinada, a professora exerce um bom relacionamento de respeito com os alunos. Ao que se destina este estágio, a observação diagnóstica me levou a reconhecer a amostra de dois grupos, sendo um com dificuldades de socialização entre gêneros e a outra com extrema falta de respeito ao outro,aplicando-lhes apelidos e esteriótipos.

ORIENTAÇÃO SEXUAL
Tema: Relações de Gênero e Corpo: Matriz da Sexualidade

“A sexualidade está muito relacionada com o papel que os homens e as mulheres desempenham na sociedade. Esta estabelece hierarquicamente papéis sociais para o homem e a mulher, nos quais, não raramente, encontramos o homem colocado em um papel privilegiado. O que a sociedadeespera do homem e da mulher é o que se chama de papel sexual.
Mas o que é papel sexual? É o modo de se comportar dos indivíduos do mesmo sexo. A sociedade e cultura de cada povo determinam como homens e mulheres vão incorporar esses papéis, e quem não segue este padrão, muitas vezes não é visto com bons olhos.
Ao educador, cabe a tarefa de desencadear a reflexão e o debate sobre os papéissexuais carregados de esteriótipos (modelos rígidos de comportamento). Não se pretende fazer meras substituições entre posições sociais que os homens e as mulheres ocupam, mas promover a igualdade de direitos e a equiparação de oportunidades”. (Manual do Multiplicador, 2000).


* Objetivos:
Esperamos com este trabalho que o aluno desenvolva a competência e compreensão de identificar erefletir sobre os diferentes papéis relacionados a ambos os sexos na sociedade; relacionar e respeitar as diferentes manifestações da sexualidade; respeitar o próprio corpo e suas manifestações; respeitar a si a aos outros; entre outros.

* Conteúdos:
- Conceituais: Foram desenvolvidos através do diálogo e perguntas do tipo: Quais são nossas atitudes mais marcantes? O que fazemos que podemosgeneralizar como gênero comum?, etc.
- Procedimentais: Desenvolveu-se por meio das diversas atividades propostas durante a execução desta oficina.
- Atitudinais: Foram (re) construídos por meio do decorrer da oficina, como o respeito ao outro; o fortalecimento da auto-estima; a reflexão sobre as condutas de ambos os sexos, etc.

* Recursos:
Foram utilizadas bolas de aniversário,papel, caneta, cartolina, cola, tesoura, livros, cartazes, música.




* Cronograma da oficina:
A observação diagnóstica me levou a perceber um pequeno grupo com dificuldades de relacionamento e respeito ao colega. Apelidos são comumente utilizados por eles, e percebi que a sala era dividida entre grupos masculinos e femininos, sem que a professora assim solicitasse. Resolvi apresentar questões...
tracking img