Planejamento Semestral Para Oficina De Viol O Nova Am Rica

394 palavras 2 páginas
Educar-se é impregnar de sentido,
Cada momento da vida,
Cada ato cotidiano.
Paulo Freire
Objetivos:
Disponibilizar a crianças e adolescentes práticas pedagógicas essencialmente voltadas ao fazer musical, nas quais a manipulação da música, pelo aluno, ocupa todo o tempo das atividades.
Oportunizar o prazer de tocar violão, particularmente dentro de um grupo, e desenvolver a habilidade de utilizar o violão na sua mais tradicional função: acompanhar instrumentos solistas, sobretudo a voz humana.
Contudo, outras funções do instrumento também serão abordadas, como a solista e a percussiva. Apesar de o violão ser um instrumento de percussão (as cordas têm que ser pinçadas, batidas, tangidas),

Perceber mudanças harmônicas simples e dinâmicas, bem como, minimamente, a instrumentação presente na música exposta (instrumento solo, acompanhamento harmônico e rítmico).

5. Repertório
As músicas trabalhadas estarão dentro do seguinte espaço amostral:

Meteoro da paixão – Luan Santana
Chora me liga – João Bosco e Vinícius
This is me – Dami Lovato & Jonas Brothers
Twist and shout – The Beatles
Whip my hair – W. Smith Baby – Justin Beaber
60 dias apaixonado – Milionário e José Rico
Amores são coisas da vida – Jorge e Matheus

Esse repertório é relacionado ao que mais toca nas rádios e em programas de TV para crianças e adolescentes, ou seja, aos anseios dos jovens da faixa etária focada (9 a 15 anos de idade). Tranqüilizamos a equipe da escola garantindo que nenhuma música possui mensagem vinculada a sexo, droga, jogo, morte ou qualquer outro assunto de cunho pejorativo.
6. Metodologia
Olhar para cada aluno suas necessidades considerando expectativas e habilidades dos alunos adaptando métodos e conteúdos de acordo com o público.
Será um provocador que, por meio de atividades sugeridas, instiga os alunos a criarem, refletirem, questionarem, solucionarem problemas, por isso mesmo terá de estar sempre disposto a pesquisar, diversificar, avaliar e adaptar suas ações

Relacionados

  • Direito
    19476 palavras | 78 páginas