Oficina prdagpogica

499 palavras 2 páginas
Universidade Anhanguera-Uniderp Centro de educação a distância OFICINA PEDAGÓGICA

Tema da Oficina: Brincando eu aprendo.
Público-Alvo: Professores da Educação Infantil
Duração: 8 hs
Justificativa: O brincar é uma necessidade básica um direito de todos. Ele é uma experiência humana, rica e complexa. A intenção desse tema é sensibilizar os educadores da Educação Infantil sobre o importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Com isso se faz necessário apresentar o significado do brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do professor nesse processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Faremos também algumas considerações importantes sobre os jogos e brinquedos. Dessa forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente a cerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança.
Objetivos: Proporcionar momentos prazerosos que permitem o professor voltar a ser criança e brincar, pois dessa forma o adulto que não brincou talvez possa resgatar seus impulsos lúdicos interagindo com o próximo, desenvolvendo a sua afetividade, respeitando regras direitos pela igualdade e permitindo desafios para o seu próprio desenvolvimento.
Conteúdos:
* Brincadeiras folclóricas; * Compartilhar informações sobre os diversos tipos de brincadeiras; * Contar histórias da sua infância; * Construir e adaptar brincadeiras dentro de outras já existentes; * Dicas de brincadeiras para se trabalhar em sala com as crianças; * Conhecer as regras de algumas brincadeiras; * Apresentação em slides de crianças brincando e depoimentos de educadores relatados em fato real.
Estratégias: Os objetivos serão alcançados através da participação dos docentes e dos modelos de brincadeiras selecionados para os mesmos trabalharem em sala com as crianças. Dessa forma eles terão a oportunidade de voltarem a ser

Relacionados