Oficina prdagpogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de educação a distância

OFICINA PEDAGÓGICA

Tema da Oficina: Brincando eu aprendo.
Público-Alvo: Professores daEducação Infantil
Duração: 8 hs
Justificativa: O brincar é uma necessidade básica um direito de todos. Ele é uma experiência humana, rica e complexa. A intenção desse tema é sensibilizar os educadoresda Educação Infantil sobre o importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Com isso se faz necessário apresentar o significado do brincar,tornando-se também fundamental analisar o papel do professor nesse processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Faremos também algumas considerações importantes sobre os jogos ebrinquedos. Dessa forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente a cerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança.
Objetivos: Proporcionar momentosprazerosos que permitem o professor voltar a ser criança e brincar, pois dessa forma o adulto que não brincou talvez possa resgatar seus impulsos lúdicos interagindo com o próximo, desenvolvendo a suaafetividade, respeitando regras direitos pela igualdade e permitindo desafios para o seu próprio desenvolvimento.
Conteúdos:
* Brincadeiras folclóricas;
* Compartilhar informações sobre osdiversos tipos de brincadeiras;
* Contar histórias da sua infância;
* Construir e adaptar brincadeiras dentro de outras já existentes;
* Dicas de brincadeiras para se trabalhar em sala com ascrianças;
* Conhecer as regras de algumas brincadeiras;
* Apresentação em slides de crianças brincando e depoimentos de educadores relatados em fato real.
Estratégias: Os objetivos serãoalcançados através da participação dos docentes e dos modelos de brincadeiras selecionados para os mesmos trabalharem em sala com as crianças. Dessa forma eles terão a oportunidade de voltarem a ser...
tracking img