Oficina de biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biodiversidade
Lorenna Duarte de Oliveira

Introdução

A destruição dos recursos naturais, fauna e flora mundiais promovem efeitos diversos cada vez mais alarmantes. A atenção da população a essas conseqüências vem aumentando com o tempo, mas ainda não é suficiente, considerando que não é uma sociedade sustentável.
Algumas estratégias, como impacto visual que certas espécies alvotransmitem, são frequentemente usadas como argumento, pois existem dificuldades abissais para contornar interesses da sociedade e direcionar sua atenção para outros seres.
Esta oficina propõe atividades que integrem o aluno a um pensamento ecologicamente amigo e que facilite a expansão dessa idéia para seus próximos. Os métodos usados são flexíveis, possibilitando adequação da oficina ás condições impostaspela escola.

Objetivos
* Conhecer fauna silvestre mundial
* Identificar biodiversidade regional
* Identificar espécies ameaçadas
* Estimular curiosidade biológica
* Discutir sobre impactos ambientais
* Descobrir e praticar atitudes que tenham efeito positivo no meio ambiente
* Desenvolver pensamento ecologicamente amigo

Materiais
* Folhas de ofício;
*Cartolinas;
* Chapas de isopor de vários tamanhos e espessuras;
* Papelão;
* Tinta guache;
* Papéis diversos e coloridos;
* Massinha de modelar;
* Impressões e Xerox;
* Computador com internet disponível para pesquisas e caixa de som;
* Cola branca;
* Tesoura;
* Fita adesiva transparente;
* Lápis de escrever;
* Canetas;
* Lápis de colorir;
*Canetões;
* Data show;
* DVDs virgens;
* Mapa mundial grande e consumível, preferencialmente de papel;
* Caderno para anotações do monitor;
* Tinta especial para pintura facial;
* Elástico ou fita fina;

Locais:
* Sala de aula com quadro negro;
* Sala de vídeo;
* Ambiente externo.

Atividade 1: Explorando as estruturas dos animais.

O professor, junto com aturma, escolhe um animal. Os alunos se dividem em grupos e cada grupo escolhe uma ou mais estruturas ou características e discutem sua importância. O professor elabora perguntas como: Para que serve essa característica? Ela facilita a sobrevivência do animal em qual bioma? E qual o dificulta? Como seria se essa característica não existisse ou fosse substituída? Existe interesse econômico a essaestrutura ou característica?
Os alunos constroem uma tabela e fazem uma ficha do animal com suas informações básicas e as conclusões que tiraram. Depois de algumas aulas e vários animais serem escolhidos e analisados, a turma une as tabelas e discutem a importância desses animais, construindo um bioma com eles, incluindo clima e vegetação necessária.
Esse bioma como conclusão da atividade podeser construído como uma maquete ou com um grande desenho, dependendo da disponibilidade da escola.

Atividade 2: Relações entre espécies.

O professor coloca no quadro ou sorteia para os grupos nomes de relações inter específicas entre os animais como mutualismo, parasitismo, predatismo, comensalismo, competição, amensalismo, entre outros. Cada grupo recebe também figuras de relações interespecíficas e com a ajuda do professor, titula cada uma das figuras com o nome da relação.
O professor elabora perguntas sobre como o meio ambiente depende dessas relações e o que aconteceria na falta de cada uma delas. Os alunos exemplificam os animais que conhecem que fazem parte dessas relações e usam o bioma da atividade anterior para criar informações sobre ele, completam com outros animais oumateriais necessários, até que se possa entender o funcionamento daquele bioma.

Atividade 3: Conceito de biodiversidade.

O professor pergunta aos alunos o que significa “biodiversidade” e permite que os alunos usem a maquete do bioma construído. Depois divide a palavra em duas: “bio” e “diversidade”, procurando definir cada uma para depois juntar em apenas um conceito. Os alunos anotam...
tracking img