Oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Oferta e Demanda

Mesmo as pessoas muito ricas sofrem um fenômeno chamado restrição orçamentária, ou seja, existe um limite de gastos que deve ser menor ou igual a sua renda. Caso gastemenos fará algum tipo de poupança, caso gaste mais que sua renda precisará recorrer a uma poupança passada ou fazer um financiamento. Este fenômeno é o primeiro limitador da demanda de qualquermercado. Se a economia entra em crise a demanda cai e o mercado diminui seu ritmo.
Os consumidores elegem prioridades dentro de sua capacidade de pagamento ou restrição orçamentária. A procura ésempre pelo melhor Custo x Benefício e esta escolha está baseada na percepção de valor. Um produto pode estar barato e ter valor para um cliente e para outro não.
Quando um produtooferecido ao mercado tem seu preço elevado, sem que haja uma contrapartida de valor agregado, a demanda diminui, ou seja, o volume vendido e a quantidade de clientes interessados são menores. No outro lado damoeda estão os mercados onde há muitos competidores e muita oferta de um mesmo produto. Estes ganham dinheiro baseados no volume de vendas de produtos com baixo preço.
Se a procura por umdeterminado produto aumentar e a oferta permanecer a mesma, existe uma tendência de aumento de preços. Se a demanda diminuir, os ofertantes se obrigam a baixar preços. Um exemplo disto é o ramo deconfecções de roupas: O que está na moda nesta estação, não terá procura na próxima.
A demanda pode ser instigada por ações de marketing, que vão despertar no público-alvo o interesse peloconsumo de determinado produto. O produto deve entrar nas prioridades do consumidor como algo de valor e que ele acredite necessitar.
A lei da oferta e demanda, exposta da forma como descritaacima, é a melhor forma de iniciar os levantamentos para um pequeno negócio. É o ponto de partida para avaliar a viabilidade do empreendimento. Na ótica do produto, o mesmo apresenta valor agregado?...
tracking img