Odontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* É o processo de formação do esmalte dentário.
* As células produtoras de esmalte são os ameloblastos, os quais são originados das células do Epitélio Interno do Esmalte (EIE).
* O esmalteé um tecido acelular e também o mais mineralizado do organismo.
* Células do EIE lançam indutores para as células da papila dentária em uma “onda” tendo, portanto, os odontoblastos em diferentesníveis de diferenciação, ou seja, os odontoblastos não são diferenciados todos em um mesmo momento (tem-se um gradiente de diferenciação). Os odontoblastos já diferenciados iniciam a formação da primeiracamada de dentina, a dentina do manto, formando uma barreira entre células do EIE e odontoblastos (lembrando que antes, células do EIE e odontoblastos estão “um na frente do outro”).
* Formadaessa barreira, as células do EIE não conseguem obter nutrientes a partir de vasos sanguíneos da papila dentária, sendo assim, mudam o lado do núcleo, deixando-o mais perto do estrato intermediário epassam a obter nutrientes do retículo estrelado, o qual contém água e alguns nutrientes.
* Conforme vai retirando água do retículo estrelado, esse retículo vai perdendo volume e espessura,aproximando os ameloblastos das células do epitélio externo do esmalte (EEE). Além disso, com a diminuição do retículo estrelado, os capilares sanguíneos ao redor do órgão dentário ficam mais perto dosameloblastos, dessa forma, esses ameloblastos passam a obter nutrientes desses vasos sanguíneos.
* Diferente dos outros tecidos mineralizados do corpo como osso e dentina em que ocorre primeiramente aformação de uma matriz não mineralizada e, em seguida, pelo processo de vesículas da matriz ocorre a mineralização dessa matriz, no caso do esmalte existe pouco ou nenhum espaço de tempo entre a secreçãoda matriz e sua mineralização. Os ameloblastos, para que ocorra a mineralização, controlam a passagem de íons dos capilares para o esmalte.
* No primeiro esmalte formado, não existe uma...
tracking img