Atps de contabilidade sabatini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Trataremos a seguir, de como a contabilidade pode ser importante, não só para empresas, mas também em nossas vidas particulares. Um empresários nos dias atuais, querendo ou não necessita de um contador em seu empreendimento.
É através da contabilidade que poderá saber se o seu empreendimento está gerando lucros ou prejuízos. E além do mais, a lei obriga a todos empresários(pequeno, micro e grande porte) a terem auxilio de um contador (externo interno). Pois os profissionais contábeis são responsáveis pelo ato de verificar se há ou não a sonegação de impostos.
Mas não é só por esses motivos que os empresários não abrem de um contador. Esse profissional se responsabilizará pelos registros contábeis, que fazem parte da sua função, onde mostrará informações sobre custos,capital de giro, lucros e prejuízos acumulados.

Resumo: Objetivos da Contabilidade.
O objetivo da contabilidade poder ser estabelecido como o de fornecer informações estruturada de natureza econômica, financeira e , subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade. Informação estruturada significa que aContabilidade não fornece dados e informações de forma dispersa e apenas seguindo as solicitações imediatas dos interessados, mas sim que o faz de maneira estruturada dentro de um esquema de planejamento contábil em que um sistema de informação é desenhado, colocado em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista parâmetros próprios.
Contabilidade sistemas de informações eavaliação que visa o provimento de demonstrações e analise de natureza econômica, financeira e física e produtividade aos seus usuários.
* Sistema de informações=> conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissão de relatórios.
* Usuário=> pessoas física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade
* Informação da naturezaeconômica=> deve ser considerada visão do que seja econômico para contabilidade.
* Informação de natureza financeira=> Fluxo de caixa, capital de giro, etc.
* Informação de natureza física=> complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produtos e serviços, numero de depositantes num banco, numero de clientes numa empresa, números de funcionários de uma empresa, etc.).
Asinformações de natureza física e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares ás demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo das demonstrações contábeis, num sentido mais profundo, é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade,que sejam que úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisão econômica. Em outras palavras o objetivo é prover os usuários de dados para tomada de decisões. Demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da Administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Aquelesusuários que desejam avaliar a atuação ou prestação de contas da Administração fazem-no com a finalidade de estar em condições de tomar decisões econômicas que podem incluir, por exemplo, manter ou vender seus investimentos na entidade ou reeleger ou substituir a Administração.

Semelhanças existentes na vida financeira particular e na vida empresarial
Somos obrigados a enfrentar uma trajetóriadiária, trajetória essa que nos obriga a planejarmos o presente e o futuro, deixando sempre um valor reservado para eventuais imprevistos, mostrando, que a melhor forma de não chegarmos ao endividamento é organizar os gastos com sabedoria e cuidado, antes de atingir um ponto crítico.
Os pontos levantados, anteriormente, são pontos em comum na vida particular de um individuo e de uma empresa. Em...
tracking img