Odontologia minimamente invasiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ODONTOLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA: DIAGNÓSTICO PRECOCE E TÉCNICAS DE MÍNIMA INTERVENÇÃO
INTRODUÇÃO
A Odontologia Minimamente Invasiva baseia-se na filosofia de diagnóstico precoce para que seja possível a interceptação da doença cárie com a mínima perda de estrutura dental saudável. Diversos autores14,37,44 conceituam essa abordagem enfatizando as intervenções em níveis microscópicos e aconservação do tecido dental, mas tal definição se confunde por não deixar claro que o tecido a ser preservado se refere a um tecido sadio e não a um tecido dental desmineralizado compatível com diagnóstico de cárie.
O diagnóstico correto e precoce é um grande aliado das técnicas de mínima intervenção, a combinação de métodos faz com que a probabilidade de identificar uma lesão em estágio inicial sejamaior. Quanto antes se consegue interceptar a doença cárie maiores são as chances de um tratamento conservador aumentando a expectativa de vida do dente e evitando os inconvenientes dos tratamentos convencionais onde o desgaste do dente é eminente2,30,36.
Em se tratando de preparos cavitários, diversas são as alternativas para que a remoção de tecido cariado seja feita de forma eficiente, desde osmétodos tradicionais como o uso de alta e baixa rotação até a utilização de laser, ultrassom, abrasão a ar, métodos químicos e terapia fotodinâmica4,13,28,30. Outra alternativa ainda recente no mercado utiliza o princípio da infiltração com resina fluida para restaurar áreas desmineralizadas e lesões em estágios iniciais sem necessidade de preparo34.
Além de técnicas de preparo, a prevençãoentra como uma terapia adicional. Alternativas de mínima intervenção também são utilizadas pra promover o selamento de fossas de fissuras e estimular a remineralização10,11,18,45.
Esse artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca das técnicas de diagnóstico, preparo e prevenção que compartilham da mesma filosofia da Odontologia Minimamente Invasiva.
REVISÃO E DISCUSSÃO DALITERATURA
MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO
Nos vários estágios de progressão da doença cárie, o clínico somente consegue visualizar alguma alteração depois de já desenvolvido certo grau de desmineralização como no caso de mancha branca, antes disso alterações em níveis microscópicos já ocorreram e, caso o profissional considere que uma lesão somente necessita tratamento depois de se encontrar cavitada,deixará de intervir em estágios iniciais da doença onde terapias conservadoras seriam altamente eficazes2,36.
Exame clínico
O primeiro método de diagnóstico que deve ser aplicado é o exame clínico minucioso das superfícies dentais. Mudanças na coloração e na morfologia dessas superfícies revelam a presença, dimensão e atividade da doença cárie22,36. A presença de placa além de um indicativo de altorisco da doença pode trazer dificuldade em um diagnóstico correto, por isso a necessidade de que as superfícies sejam previamente limpas por meio de profilaxia e secas com jato de ar para além de facilitar a inspeção não mascarar lesões incipientes30,36. Baelun et al. (2011)3, avaliando estratégias para a combinação de exame visual-tátil e métodos radiográficos de detecção de cárie mostraram que ométodo visual-tátil por si só foi a estratégia superior apresentando menos resultados falso-positivos.
O uso da sonda exploradora deve-se limitar somente a remoção de placa e restos alimentares que estejam dificultando o exame, pois além de provocar danos irreversíveis a superfícies desmineralizadas, transmite microrganismos cariogênicos de um dente para outro e não proporciona uma melhorasignificativa no diagnóstico quando comparado a inspeção visual somente2,36.
Exame radiográfico
A técnica radiográfica mais indicada para detecção de cárie é a interproximal, a angulação dos feixes de rx paralela ao teto da câmara pulpar dos dentes examinados diminuem as distorções e sobreposições. A técnica periapical que trabalha com angulações verticais e horizontais pode desviar imagens...
tracking img