Obras de artistas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCRIÇÃO DE APRESENTAÇÃO:

Qual o Tema/ assunto do Quadro ?
Resposta: o tema é Primeira Missa no Brasil,
Quadro pintado no ano de 1860, pelo Pintor : Victor Meirelles de Lima ( 1832 a 1903)
Localização atual: Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro

Considera um bom assunto para o Quadro ?
Resposta: Sim, pois revela o mundo imaginário do Pintor, onde o quadro foi pintado emParis e levou três anos para finaliza-la

Por que ?
Resposta: Por que o quadro não foi criado a partir da observação e sim da imaginação que o pintor teve ao saber da Carta de Pero Vaz de Caminha, sobre a Primeira Missa no Brasil, esta pintura não foi realizada a mero acaso, pois, foi uma indicação de seu tutor, Manuel de Araújo.

Justifique suas considerações?
Resposta: O Quadro representa arecusa ao Realismo, os artistas daquela época apresentavam apenas suas construções imaginárias que não correspondiam a realidade, suas imaginações eram férteis.
Que Sentimentos lhe provoca o Quadro ?
Resposta: Revolta, pois no século XX, os índios eram dizimados aos milhares e não uma de fusão de raças, com tudo lindo e maravilhoso como nos revela o quadro..
O que você vê neste Quadro ?Resposta: Vejo que o quadro não corresponde a realidade da época, mesmo o artista pintando os trajes e as vestimentas o local, tudo como descreveu na carta Pero Vaz de Caminha, tudo para parecer real, vê-se que o quadro não foi obra de observação do artista, mas sim de muita imaginação e indicação de quem conhecia bem do assunto..
.O que você vê do lado esquerdo do quadro ?
Resposta: Ao ladoesquerdo, vejo índios calmos, serenos, que foram construídos para simbolizar  o encontro de dois mundos. Mas o que chama a atenção é o fato de na cena só apresentar a cultura religiosa do homem branco, dando a impressão de que os nativos não possuíam religião.

O que você vê do lado direito do quadro ?
Resposta: o Pintor dá a entender que os portugueses é que chegaram, estão todos posicionados ao ladodireito da tela, onde fica o mar, que houve uma união pacifica dos povos..
E as Cores ?
Resposta: São fortes, vibrantes, claras e refletem a luz do dia, se eu não me engano do sábado de manhã, onde na carta de Caminha foi rezada a Primeira Missa no Brasil.

Você acha que as cores foram bem escolhidas ?
Resposta: Sim, pois o autor tenta com cores claras e suaves mostrar a pacificação queexiste entre os dois povos.
E a Composição ?
Resposta :Foi muito bem estruturada, o autor teve muita imaginação ao colocar padres e índios juntos, com uma cruz significando unidos pelo cristianismo.
Tem formas que se repetem no quadro ?
Resposta: O Pintor conseguiu a misturar varias formas, intenções e significados que fazem com que um quadro tente representar a realidade; uma realidade que nuncaexistiu, somente na sua imaginação..
Por que ?
Resposta: Por que naquela época seria impossível brancos e índios conviverem em harmonia, havia sim muita guerra onde milhares de índios foram dizimados.
E a textura ?
Resposta: A textura me parece lisa, feita óleo sobre tela
O que você pode falar sobre a textura?
O quadro tem a textura lisa, nada em alto relevo.

TRATAMENTO MOTIVO?
:
Vocêconsidera que os indígenas estão representados de um modo realista.?
Resposta: Não, pois o autor não se voltou para a observação e sim para o imaginário.

De um modo idealista ?
Resposta: Sim, pois seria um quadro pintado de maneira com que todos o olhassem com romantismo, com amor, com naturalidade, o que seria o ideal para aquela época.

A partir das considerações do Prof. Jorge Coli oartista desenvolveu um olhar observador?
Resposta: Não, O quadro de Victor Meirelles, retratando a primeira missa no Brasil, não se voltou para a observação, foi montado de um modo imaginário, é a arte fabricando a sua maneira a identidade nacional..

Justifique seu posicionamento?
Resposta :Os artistas daquela época, viviam de construções, de um mundo de imaginações, não se atinham ao...
tracking img