Objetivos da Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Unidade: Instituto Ícaro.
Curso: Ciências Contábeis.
Disciplina: Teoria da Contabilidade.


APLICABILIDADE DA TEORIA CONTÁBIL


Professora (EAD): eu não sei.


Crizamara Silva Carneiro – RA 435917
Gladiston de Jesus Marques Silva – RA 414820Jocely Corrêa Martins Silva – RA 406024




São Luis-Ma
23/11/2013
O Objetivo da Contabilidade

Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Informação de natureza econômica deve ser considerada a visão do que sejaeconômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio). Natureza financeira, fluxos de caixa, capital de giro, etc. Natureza física, complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc). Natureza de produtividade se refere àutilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Quanto às informações de natureza financeira e econômica ambas constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Objetivo principal da contabilidadeé permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Assim devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
Para isso, devemos observar dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelasinformações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essênciaeconômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira,e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equaçãopatrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

Semelhanças entre a nossa vida financeira e a de uma empresa

Existem diversas semelhanças entre a nossa vida financeira particular e a vida financeira de uma empresa. Basicamente ambas visam lucro ou no mínimo a estabilidade financeira. 
Para que haja um equilíbrio em ambas é necessário se fazer um controle de despesas para não segastar mais do que se recebe. O planejamento é algo que também pode ajudar no controle desses gastos, almejando o resultado positivo e a realização de objetivos. Deve se fazer um planejamento prévio de cada decisão a ser tomada, visando riscos possíveis para sanar problemas futuros. 
Por exemplo, em uma vida familiar é necessário se fazer o planejamento de gastos, ter uma equipe entrosada...
tracking img