ESCORBUTO

925 palavras 4 páginas
Escorbuto

A DOENÇA:

O escorbuto é uma doença carencial que acontece com a falta extrema de vitamina C no nosso organismo, se manifesta especialmente através do sangramento da gengiva e da difícil cicatrização de feridas.
A vitamina C, encontrada em legumes e frutas, ajuda a garantir a saúde dos ossos, dentes, gengivas, vasos sanguíneos; ela aumenta a absorção de ferro e ajuda no sistema imunológico, cicatrizando feridas. O nome científico para a vitamina (ácido ascórbico) vem do latim, escorbuto (scorbutus). A falta dessa vitamina dificulta a formação de colágeno, uma proteína que da sustentação à pele, ligamentos e cartilagens, e assim podem causar sintomas como:
-Hemorragias nas gengivas sem causa aparente
- Hemorragias na pele com demora no processo de cicatrização
- Hemorragias internas
- Dentes soltos
- Dor muscular e nas articulações (cartilagem)
- Cansaço e fraqueza
- Perda de apetite, peso e cabelo
- Diarreia
- Febre e mal estar
- Sangramento dos olhos
- Depressão e alterações de humor
- Inchaço
A doença demora a se manifestar, então a pessoa passa por muitos sintomas antes de falecer. Primeiro o indivíduo sente cansaço e lentidão, três meses depois sente falta de ar e dores nos ossos e nos músculos. A pele se torna pálida e frágil, assim como os dentes e gengivas. Com o tempo lesões hemorrágicas aparecem junto com sangramentos. O ser se altera emocionalmente, seus olhos e bocas ressecam e nos estágios finais se ele não repor a vitamina, fica com febre e convulsão e o risco de morte é alto.

HISTÓRIA:
Há registros dessa doença desde a época do Egito, porém teve muita ocorrência na Idade Média, na Europa. Nas épocas frias, de invernos intensos as pessoas deixavam de plantar alimentos, ou seja, legumes e verduras. E, portanto não consumiam a vitamina C.
Era uma doença que também atingia muitos marinheiros, que ficavam muito tempo no mar, e não se alimentavam de frutas e verduras frescas, pois apodreciam rapidamente, assim só

Relacionados