Objetivos da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo da contabilidade

A contabilidade é um sistema de informação que visa as naturezas econômica, financeira, física e a produtividade. O sistema de informação estárelacionado ao agrupamento de dados, onde os usuários analisam as circunstancias e a evolução de uma entidade. E dividem – se em duas partes:
Usuários preferenciais ou externos: que são osbancos, fornecedores, sindicatos, governo etc. Usuários secundários: são todos os tipos de administradores.
A natureza econômica é tudo aquilo que é econômico para a contabilidade,como os fluxos de receitas e despesas, capital e patrimônio. Já a natureza financeira são os fluxos de caixa, capital e giro entre outros.
Entretanto na natureza física se encontramos valores monetários, ou seja, quantidade gerada de produto ou serviço, funcionários, depósitos em bancos etc. E natureza de produtividade, acontece a mistura financeira e física,tendo como exemplo a receita bruta per capita, depósitos por clientes etc.
Enquanto as informações da natureza financeira e econômica pertencem ao núcleo , as informações física e deprodutividade são adicionais.
Desta forma o objetivo da contabilidade é fornecer informações de caráter econômico financeiro sobre o patrimônio de uma empresa. Onde por ter umaintensa relação com os aspectos jurídicos, acaba não retratando a sua essência econômica, porém ela deve exercer-la ao invés da forma para que a venda seja mais vantajosa.
A ciênciasocial avalia a rentabilidade e financeira, auxiliando indiretamente os investidores a ampliar suas riquezas. Já se a metodologia estiver ligada a mensuração, agregará tanto o social,quanto o quantitativo. Portanto como ela é parcialmente social muitas vezes seus critérios acabam envolvendo incertezas no próprio ambiente em que as entidades estão atuando.
tracking img