Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
veias

As veias são vasos cujo calibre aumenta gradativamente em direção ao coração, apresentando válvulas em seu interior para evitar refluxo de sangue. De acordo com sua localização, agrupam-se em veias superficiais e profundas.

 As principais veias são:

• Veia Cava Superior: recebe o sangue venoso dos membros superiores, da cabeça e do pescoço, assim como da região torácica.

• VeiaCava Inferior: Recebe sangue dos membros inferiores, da região pélvica e da região abdominal.

• Veia Porta Hepática: Recebe sangue do estômago, do esôfago, da vesícula biliar, do pâncreas, do baço e do intestino.

• Veias Cardíacas: Levam o sangue venoso da musculatura cardíaca para o átrio direito.

SISTEMA HEMATOLÓGICO

O sistema hematológico compreende o sangue e os locais de suaformação.

SANGUE

É um líquido vermelho cuja tonalidade varia de acordo com sua classificação: vermelho escuro se for venoso e vermelho vivo se for arterial. Essa diferença depende do seu grau de oxigenação. Suas principais funções são:

• Transporte de oxigênio, captado pelos pulmões, até as células e de gás carbônico, proveniente dos tecidos
• Transporte de substâncias como nutrientes ehormônios
• Defesa do organismo contra microorganismos patogênicos ou substâncias estranhas
• Transporte de todas as excretas do metabolismo celular para vários locais de excreção

COMPONENTES DO SANGUE

 PLASMA: Líquido transparente e amarelado, sendo a parte líquida do sangue. É constituído por água (mais de 90%), sais minerais, proteínas, entre outras substâncias.

 HEMÁCIAS: São tambémdenominados como ERITRÓCITOS ou GLÓBULOS VERMELHOS, são células sanguíneas produzidas no interior dos ossos longos (medula óssea e fêmur). Possuem a função de transporte de gases pela hemoglobina e vida média de 120 dias. Quando estão frágeis e envelhecidas se rompem ao passar pelo baço.

 HEMOGLOBINA: Substância que compõe a hemácia. É responsável pela coloração do sangue e sua principalfunção é transportar gases (oxigênio e gás carbônico).

 LEUCÓCITOS: Conhecidos como glóbulos brancos, são células de defesa do organismo, principalmente na fase aguda das doenças. Os leucócitos constituem o principal agente do sistema de defesa do nosso organismo (sistema imunológico). Existem vários tipos, de diferentes formatos, tamanhos e formas de núcleo. Eles são: neutrófilos, monócitos,basófilos, eusinófilos, linfócitos.
Os leucócitos são maiores que as hemácias, no entanto a quantidade deles no sangue é bem menor. Quando o organismo é atacado por vírus ou bactérias, o número de leucócitos aumenta significativamente. Atuam na defesa do organismo de dois modos:
• Fagocitose: Nesse processo, as células sanguíneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores.Fagocitose é uma palavra composta de origem grega, formada por fago, que significa “comer, digerir”, e cito “célula”.

• Produção de Anticorpos: Os anticorpos, proteínas especiais, neutralizam a ação das substâncias tóxicas produzidas pelos seres invasores ou presentes em alimentos e substâncias diversas.

 LINFÓCITOS: São responsáveis pela produção de substâncias de defesa do organismochamadas ANTICORPOS.

 ANTICORPOS: Possuem a finalidade de neutralizar a ação dos microorganismos patogênicos.

 PLAQUETAS: São fragmentos celulares menores que as hemácias e os leucócitos. Sua principal função é a formação de coágulos, participando assim, do processo de COAGULAÇÃO SANGUÍNEA.

SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é considerado um anexo do sistema venoso, pois drena a linfados espaços intercelulares (espaços existentes nas estruturas dos órgãos) para a corrente venosa por meio de seus vasos linfáticos.
Esse sistema é parte importante do sistema imunológico do corpo, fornecendo defesa contra infecções e outros tipos de doenças.

O sistema linfático tem como funções:

• Ser uma via acessória para o líquido intercelular fluir para o sangue;
• Transportar...
tracking img