Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP













Obesidade no Período Gestacional

















MANAUS - AM

2012



UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP













Orientar as gestantes sobre os riscos da obesidade gestacional



Projeto de pesquisa solicitado como pré-requisito, para obtenção de nota da NP1 da disciplina práticas educativas emsaúde, do curso de enfermagem e nutrição, ministrado pela enfermeira e professora Tânia Ramires.



















MANAUS - AM

2012
























SUMÁRIO





























DADOS DE IDENTIFICAÇÃO







Tema: Obesidade na Gestação.

Delimitação do tema: Orientar as gestantes sobre os riscos daobesidade gestacional.

Orientando: Alunos do Curso de Nutrição do 1 Período.

Orientadora: Enfermeira e professora Tânia Ramires.

Organização: Faculdade UNIP; Clínica de Enfermagem; Escolas Públicas; Unidade Básica de Saúde.























INTRODUÇÃO













Atualmente estudos apontam a obesidade como o mau do século, afetandodiferentes grupos na sociedade, inclusive as gestantes.

A gestação é um período na vida da mulher pela qual esta sofre diversas transformações em diferentes aspectos como físicos, mentais e emocionais. A nutrição tem um papel fundamental no que diz respeito a tais transformações.

O influxo da alimentação apropriada para a gestante é evidente se relacionado com o trabalho de parto,evitando assim certas complicações durante uma cesárea, favorecendo a amamentação, possibilitando ao recém-nascido um bom estado de nutrição.

Várias condições podem interferir na evolução normal da gestação, ocasionados pela obesidade, são elas; hipertensão, diabetes, cardiopatias, anemia, desnutrição, morbidade materna fetal e outras. Sabe-se que o ganho de peso excessivo durante agestação, pode dificultar a perda do mesmo após o parto, acarretando assim baixa autoestima abalando o psicológico dessa mãe.

Portanto a saúde pública têm um importante papel de desenvolver um trabalho de prevenção e acompanhamento da gestante com o pré-natal, diminuindo as estatística de obesidade na gestação.

Com o intuito de orientar as gestantes no tratamento contra obesidade noperíodo gestacional, este projeto foi elaborado informando as gestantes sobre os riscos já citados, não somente a sua saúde mas também a vida e a saúde do bebê, assim prejudicando toda uma sociedade em si, pois está relacionada á saúde pública e gastos decorrentes deste fato.

Visando diminuir as preocupações com meios de tratamentos e seus custos, através de métodos preventivos.

O métodopreventivo ainda continua sendo a melhor forma para tratar doenças, e problemas comportamentais na sociedade em que vivemos hoje, onde é muito difícil o acesso a informações para uma vida saudável.

Trazendo como principal assunto a obesidade gestacional que é um fator que está atualmente ligado a muitas doenças hereditárias, e que afeta o futuro da população.

Informando males queeste fator pode trazer e em que pode influenciar em uma sociedade, e também orientando essas gestantes ou futuras gestantes a uma vida saudável antes, durante e depois da gestação tanto para a mãe quanto para o bebê.






















































1.Tema

Obesidade na Gestação



2. Problema



- Quais asquestões socioeconômicas e conceitos étnicos que contribuem no equilíbrio de peso dessa gestante?

- Quais os preparos das mães no que diz respeito a alimentação no período gestacional?

- Quais são as recomendações alimentares e nutricionais adequadas para a gestante obesa?

- Quais são os riscos emitentes ao bebê resultante da obesidade?



3. Objetivos



3.1 Objetivo Geral...
tracking img