Obesidadade no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Obesidade é uma doença que preocupa atualmente médicos e psicólogos, e vem sendo discutida nos últimos anos com a preocupação tanto física quanto emocional desses pacientes.

Várias são ascausas que apresentam como conseqüências a obesidade e em especial a obesidade mórbida.

A obesidade vem sendo estudada de forma mais efetiva nos últimos anos na busca de explicações que permitamintervenções mais eficazes no processo de emagrecimento.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, mostram que aproximadamente 30% da população está com peso 20% acima do recomendado (Cabreira,1998).No Brasil, pesquisa aponta um crescimento de 3,9% da obesidade na população adulta - 24 a 64 anos - entre 1974 e 1989, de 5,7% para 9,6% (Monteiro, 1995).

Sob o ponto de vista médico, obesidade éo excesso de tecido adiposo no organismo (Amaro,1979; Cabreira,1998; Morais,l900). É considerada uma doença crônica e inter-relacionada direta e indiretamente com algumas outras situações patológicascontribuintes da morbi-mortalidade como doenças cardiovasculares, osteomusculares e neoplásticas. (Cabreira 1998). Além disso e por causa disso, a obesidade é responsável por um alto custo na saúdepública.

A obesidade é uma enfermidade heterogênia de origem multifatorial, resultante da combinação de fatores genéticos, metabólicos, neuroendócrinos, dietéticos, sociais, familiares epsicológicos (Bettarello, 1993).

Vários métodos podem ser utilizados para estimar o total de gordura no corpo, mas a relação peso/altura é a medida antropométrica mais utilizada e a mais simples de obter.Assim o índice de massa corpórea (IMC) é obtido pela divisão do peso (Kg) pela altura ao quadrado (Cabreira,1998; Morais,1990). Com IMC acima de 30, o indivíduo é considerado obeso.

Rosenbaum(1997) coloca que 90% a 95% dos pacientes voltam a engordar após o tratamento clínico da obesidade.

Considerando-se que apenas 5% dos casos de obesidade, tem sua etiologia conhecida ( fatores...
tracking img