Mensagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mensagem por Fernando Pessoa
- Introdução geral
Visão global
Mensagem é a única obra completa publicada em vida de Fernando Pessoa.Contém 44 poemas, escritos entre 21 de Julho de 1913 e 16 de Março de 1934. A sua publicação acontece em 1 de Dezembro de 1934, dia das comemorações da Restauração de 1640. Concorrente ao "PrémioAntero de Quental", foi preterida a favor de Romaria, uma coletânea de versos do padre Vasco Reis, que ilustrava a fé do povo como convinha ao regime de então. Teve de se contentar com o prémio desegunda categoria. Hoje é reconhecida como uma obra capital da poesia portuguesa.

Título
«O meu livro "Mensagem" chamava-se primitivamente "Portugal". Alterei o título porque o meu velho amigo DaCunha Dias me fez notar - a observação era por igual patriótica e publicitária - que o nome da nossa Pátria estava hoje prostituído a sapatos, como a hotéis a sua maior Dinastia. "Quer V. pôr otitulo do seu livro em analogia com "portugalize os seus pés"? "Concordei e cedi, como concordo e cedo sempre que me falam com argumentos. Tenho prazer em ser vencido quando quem me vence é a Razão,seja quem for o seu procurador.
Pus-lhe instintivamente esse título abstrato. Substituí-o por um título concreto por uma razão…
E o curioso é que o título Mensagem está mais certo - à parte a razãoque me levou a pô-lo - de que o título primitivo.»
FernandoPessoa
A razão que levou à mudança de título tem uma chave, dada pelo próprio Pessoa. A palavra portuguesa Mensagem é, como diz J. A. Seabra, "derivada anagramaticamente" da fórmula de Anquises,quando explica a Eneias, descido aos infernos, o sistema do Universo: "Mens ag (itat mol) em': "o espírito move a massa". É uma maneira de o poeta afirmar logo à partida o seu idealismo absoluto."...
tracking img