Nuvens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
8 NUVENS

Uma nuvem é resultado da condensação do vapor d’água existente no ar atmosférico longe da superfície(pelo menos 30 metros ou 100 pés), em função da saturação do ar atmosférico. É sabido que a condensação geralmente se inicia quando o ar torna-se saturado devido a redução adiabática da temperatura. Nas camadas mais elevadas da atmosfera uma nuvem pode ser formada, também, pelo processoda sublimação.

As nuvens podem surgir quando uma massa de ar desloca-se para cima forçada pelo relevo do terreno. Essas nuvens, chamadas de "orográficas" são conseqüência da condensação do vapor d'água devido ao resfriamento adiabático do ar. Considerando uma massa de ar úmido com uma temperatura de 28ºC à superfície e que o mesmo se sature a uma temperatura de 21º C. Admitindo-se que estamassa seja forçada a ascender, à medida que isso ocorre ela irá gradativamente se resfriando adiabaticamente, atingindo a saturação a 700 m. A partir desse ponto, inicia-se a formação da nuvem, a qual continuará a crescer caso a massa de ar continue a se elevar pois, nesse caso, mais vapor d'água irá passar para o estado líquido.

A dissipação de uma nuvem decorre da evaporação das gotículas d'águaque a compõem, por causa do aumento da temperatura do ar por mistura com outro mais aquecido, pelo aquecimento adiabático ou, ainda, pela a mistura do mesmo com uma massa mais seca.

8.1 PROCESSOS DE FORMAÇÃO

A condensação do vapor d'água existente na atmosfera ocorre se duas condições estiverem presentes:

* resfriamento do ar até atingir a temperatura de saturação, ou seja, oseu ponto de orvalho; e
* existência de partículas higroscópicas em quantidade suficiente, para atuarem como "núcleos de condensação".

As nuvens vão se formando lenta e continuamente na atmosfera. Com a ocorrência das condições essenciais, gradativamente surgirá a condensação. Uma tênue neblina começa a se formar no "nível de condensação", um fluxo de vapor d'água se estabelecerá entre asuperfície e a base da nuvem, alimentando o seu crescimento.

O ar atmosférico atinge a saturação pelo acréscimo acréscimo de umidade quando a temperatura e a pressão permanecem constantes e há acréscimo de vapor d’água pela evaporação. Quando a quantidade de umidade relativa atinge valores superiores a 100%, acontece a supersaturação e, nesses casos, o excesso de umidade irá se condensar ousublimar instantaneamente. O resfriamento do ar atmosférico acontece por um dos seguintes processos:

1)Radiação :Em noites sem nuvens, a superfície do planeta, após Ter recebido calor solar durante o dia, dissipa esse calor para o espaço. O ar úmido em contato com a superfície resfriada por radiação, irá se saturar, podendo dar origem a nevoeiros ou nuvens do tipo Stratus. Este processo deresfriamento acarreta também a formação de orvalho ou, no caso de temperaturas muito baixas(0ºC ou menos), a geada.

2) Advecção: Consiste no transporte horizontal do calor, através da movimentação do ar. Contribui para a saturação da atmosfera quando o ar frio e úmido se desloca sobre uma superfície mais aquecida. O ar frio se aquece, tornando-se menos denso, a ao se elevar faz com que o vapord’água existente nele se condense e origine nuvens cumuliformes, ou então quando o ar mais aquecido e úmido se desloca sobre superfície mais fria. Nesse caso, o ar vai se resfriando pouco a pouco em sua parte inferior e na faixa de contato entre o ar mais aquecido acima e o ar mais frio abaixo, haverá a saturação do ar por resfriamento, formando camadas contínuas de nuvens estratiformes.

3) EfeitoDinâmico : A convergência de ventos junto a um sistema frontal, sobre uma região, propicia um efeito dinâmico, o que origina ascensão do ar , saturação por resfriamento e, conseqüentemente, a formação de nuvens dinâmicas, comuns às frentes e linhas de instabilidade.




4) Convecção: A convecção se processa devido ao aquecimento da superfície do planeta pelo Sol. O ar se aquece devido...
tracking img