Nuvens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cloud Computing

Em sua definição simples, computação nas nuvens, seria basicamente usar memória, processamento e armazenamento através da internet, sendo queeste serviço pode ser acessado de um computador, em qualquer hora e lugar, conectando-se remotamente.
Muitas empresas de pequeno e médio porte estão usando estasolução para alguns de seus serviços ou até para todos eles, como citado exemplos no artigo Ritmo Acelerado, proposto em sala de aula.
Suas vantagens são muito grandesem relação ao custo benefício, quando se fala em compra de ativos de rede para suportar um determinado serviço, além do número de profissionais na área de TIresponsáveis pela rede. Na computação nas nuvens, não há necessidade de instalação de softwares, pois para conexão apenas necessita-se de um computador com acesso ainternet e o mínimo de requisito de hardware, reduzindo consideravelmente a manutenção da infraestrutura. Outro ponto positivo é o compartilhamento dos arquivos, pois osmesmo estão concentrados em apenas um lugar.
Um aspecto redundante do clound computing, é pensar que com ela consome-se menos energia e espaço físico econtribuindo assim para a economia de recursos naturais, no entanto, com o crescimento da procura por este serviço, os datacenters das empresas prestadoras de computação nasnuvens irão crescer, o que torna essa vantagem um ponto a ser analisado.
Conclui-se então que as vantagens do uso de nuvens, seja para empresas de pequeno a grandeporte possuem várias vantagens, mas estas devem ser analisadas detalhadamente para concluir se há necessidade de terceirizar determinados serviços de sua rede.
tracking img