Nutricao idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
Quanto à alimentação, Rodrigues e Diogo (2000) afirmam que o alimento é toda substância pela ingestão para a manutenção e fornecimento de energia, são os nutrientes compostos por: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água, são determinados como alimentos funcionais. Com a idade e o processo de envelhecimento, o consumidor idoso passa a sofrer algumasalterações em sua estrutura física (interna e externa).
A alimentação adequada, para os idosos, deve constar de uma alimentação equilibrada com proteínas, vitaminas, e sais minerais; com baixo teor de gordura; rica em fibras; moderada em sal e açúcar; conter líquidos; e serem efetuadas menor quantidade, mas em maior número de vezes ao dia de refeição; de fácil digestão; com aspectos agradáveis;respeitar seus hábitos adquiridos ao longo de sua vida (RODRIGUES & DIOGO, 2000).
No idoso a síntese de proteínas estão mais lentas e estão diminuídas sua digestão e incorporação, portanto, deve-se ofertar mais qualidade proteica do que quantidade; o idoso não deve fazer dietas restritivas e vegetarianas extremas. Os idosos geralmente apresentam massa magra diminuída e perda de vigor físico emental. No sentido de se elaborar uma dieta adequada deve dar preferencia peixes (salmão, sardinha, cavalinha), peito de frango, lombo de porco, carne vermelha magra (musculo, patinho, alcatra, file mignon, coxão mole), leitee seus derivados desnatados. Evitar carnes vermelhas gordas (cupi, costela, contrafilé), pernil de porco, vísceras escuras( de frango e de peru), embutidos( salsicha, calabresa,mortadela), leites e seus derivados integrais.
A maior parte da oferta calórica diária deve vir dos carboidratos (50-60%). Os idosos podem ter alterações da curva glicêmica similar ao diabético, onde é importante ofertar carboidratos integrais ricos em fibras e alimentos com baixo e moderado índice glicêmico. Ressaltando a importância das fibras pois apresenta uma grande importância pra o idoso,pois é relativamente frequente a queixa de constipação intestinal entre idosos por motivos como erros alimentares, imobilização, deficiência no aporte hídrico, doença diverticular, distúrbios motores entre outros. Ambas as fibras solúveis e insolúveis contribuem para aumentar o bolo fecal através da absorção de água. As fibras insolúveis, em particular,parece normalizar o tempo de trânsito emidosos com constipação e prolongando-o naqueles com trânsito rápido ou diarreia. A relação das fibras solúveis com o trato gastrointestinal está na sua habilidade de reter água e formar géis além de servir como substrato para fermentação de bactérias. Retardam o esvaziamento gástrico tornando mais lento a digestão e absorção dos alimentos além de diminuir os níveis séricos de colesterol. As fibrasinsolúveis têm sua maior fonte nas camadas externas dos grãos de cereais. Outras funções das fibras são a estimulação da mastigação, salivação e secreção gástrica; o aumento do bolo fecal e, normalmente, a otimização do tempo de trânsito intestinal. O aumento no consumo de fibras proveniente de cereais, frutas e vegetais em fases tardias da vida está associado à redução na incidência de eventoscardiovasculares, reforçando a orientação para aumento no consumo de fibras na terceira idade. Deve-se restringir a sacarose e farinhas altamente refinadas, que esta associada a causa de constipação intestinal, diabetes. Dar preferencia aos carboidratos complexos, como, arroz, pães e massas integrais, aveia, bolachas integrais, frutas e vegetais variados. É comum em idosos apresentarem flatulência comalguns vegetais como, pepino, pimentão, brócolis, couve-flor; uma dieta rica em fibras ajuda na integridade intestinal e diminuição da flatulência. Evitar açúcar refinado, farinha de trigo refinada, melaço de cana e açúcar mascavo.
Os idoso tendem a presentar elevação da pressão arterial, elevação do colesterol total e LDL( colesterol ruim), e diminuição do HDL( colesterol bom), principalmente...
tracking img