Nutri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Carnes na Feira Livre

Atualmente, o comércio de alimentos por feira-livre ainda representa uma tradição, principalmente nas comunidades com um menor poder aquisitivo. O grandeproblema é que poucos são os cuidados e preocupação quanto à procedência e qualidade desses alimentos. Um desses alimentos é a carne, que por meio de alguns estudos realizados junto aosvendedores, foi possível detectar vários problemas como: Falta de orientação dos vendedores para trabalhar com alimentos, presença de lixo, insetos, animais, poeira, ausência de água nolocal, os vendedores não portavam jaleco, sapatos fechados, protetor de cabelo e não havia pessoa distinta para manipulação do dinheiro, além de outros problemas no transporte da carneaté a feira.
A carne e produtos derivados apresentam-se como substratos excelentes para o desenvolvimento microbiano, devido a sua rica composição química e característicasfísico-químicos. A ação destes microorganismos como a E.Coli, Salmonella enterica, Sorovares infantis, Derby, Panama e Typhimurium pode causar deterioração, diminuição do valor nutritivo e comopotenciais vetores de processos patológicos.
Com uma condição sanitária insatisfatória, este alimento se torna um potencial causador de infecções ou intoxicações, decorrentes daingestão de microorganismos patogênicos ou de seus metabólitos tóxicos.

Autores: Silva, Clemilsom Antônio da; Sousa, Evandro Leite de; Sousa, Cristina Paiva de; Tessmann, Cristiane;Zocche, Fernando; Lima, Andréia Saldanha de; Bassani, Milena; Lopes, Graciela Volz; Silva, Wladimir Padilha da ; Cardoso, Ryzia de Cássia Vieira; Santos, Nadja Silva dos; Paranaguá,Filemon de Castro Nogueira
Fontes : Hig. aliment;18(121):90-94, jun. 2004 ; Bol. Centro Pesqui. Process. Aliment;26(2):307-313, jul.-dez. 2008 ;Hig. aliment;22(160):48-53, abr. 2008.
tracking img