Nr32

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
Grupo Educacional

Carolina Izidoro de Souza
Glória Tavares
Janete Bordin

ESTUDO DE CASO

M. S, 64 anos, feminino, branca, casada, três filhos. Natural de Tubarão-SC, reside no Bairro Dehon e atualmente passando férias em Laguna-SC. Do lar, 1° grau completo, católica praticante. Foi admitida no dia 14 de Março de 2007 para Consulta de Enfermagem. A paciente deseja obter informações maisespecíficas sobre sua patologia, pois relata falta de orientação do médico que acompanha seu tratamento. Diz ser uma pessoa equilibrada e demonstra ter uma boa aceitação da doença. Recebeu o diagnóstico de diabetes após uma depressão, há mais ou menos 20 anos, não se lembra ao certo a data.
A paciente relata que se esforça para mudar os hábitos alimentares e a rotina de vida, adequando-semelhor ao seu estado de saúde. Diz não ter sido orientada a frequentar grupos para diabético, que ocorre no ESF de seu bairro. Fazia uso de hipoglicemiantes orais, só que há dois anos precisou começar o tratamento com insulina. Tem como suas necessidades humanas básicas: Dorme em média 8 h por noite, tira cochilos após o almoço e não refere dificuldades para dormir. Faz caminhada todo dia, sendo esteseu único exercício físico. Sai muito pouco, pois mora na fazenda. Sua única fonte de distração é a TV.
Mora em casa de alvenaria sem saneamento básico, pois a água vem direto do rio. Tem energia elétrica e banheiro dentro de casa. Vive com o esposo e os filhos e seus netos a visitam com frequência. O relacionamento com o marido é bom e satisfatório, está casada há 35 anos. Ainda tem vida sexualativa.
Vai à igreja uma vez na semana e faz suas orações diariamente em casa.
Paciente relata ter facilidade para se relacionar socialmente, mas refere intensa dificuldade em tomar decisões, sempre pede a opinião ou ajuda de alguém. Relata ter medo das conseqüências que a doença pode trazer a sua vida, pois já sente outros sintomas de desconforto que estão relacionados a diabetes.
Toma banho demanhã e à noite. Tem um bom asseio, cabelos limpos, unhas curtas e limpas. Higiene oral satisfatória.
Costuma fazer 5 refeições por dia, de 3 em 3 h. Alimenta-se de frutas, verduras, carnes e leite. Faz pouca ingestão de líquidos tendo uma eliminação diária de menos de 5 vezes por dia. Relata evacuar de 2 em 2 dias, fezes duras e ressecadas. Diz tomar chá de seni para ajudar nas evacuações.
Apaciente relata que quer mudar para cidade, pois se sente muito sozinha e isolada vivendo na fazenda.

Atividade 1

PROMOÇÃO EM SAÚDE:
Historicamente, a atenção à saúde no Brasil tem investido na formulação, implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Há, pois, um grande esforço na construção de um modelo de atenção à saúde que priorize ações demelhoria da qualidade de vida dos sujeitos e coletivos. (MINISTÉRIO DA SAÚDE )


PROMOÇÃO EM SAÚDE: (A paciente relata que se esforça para mudar os hábitos alimentares e a rotina de vida, adequando-se melhor ao seu estado de saúde. Diz não ter sido orientada a frequentar grupos para diabético, que ocorre no ESF de seu bairro. Fazia uso dehipoglicemiantes orais, só que há dois anos precisou começar o tratamento com insulina. Tem consciência do seu problema e muito medo das consequências que o diabetes pode trazer a sua saúde).
Baseamos nosso estudo de caso na promoção em saúde focando numa visão holística, na equidade e intersetorialidade, nos como Enfermeira encaminhamos para uma nutricionista como uma nutrição adequada. Solicitamos umasolicitação a casa das aguas de Tubarão para o abastecimento suficiente de água potável e direcionar o caminho da prefeitura para o saneamento básico; a prevenção e a luta contra doenças, elaboramos e esclarecemos a educação sobre os principais problemas de saúde relacionado com o diabetes e o tratamento adequado para enfermidades.
Além de a paciente demonstrar segurança ao falar, tem boa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NR32
  • Nr32
  • NR32
  • Nr32
  • NR32
  • Nr32
  • NR32
  • Nr32

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!