Nr 35

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 35 TRABALHO EM ALTURA
OBJETIVO:
* O profissional deverá compreender conceitos e identificar os equipamentos básicos utilizados no trabalho em altura.
* Compreender os benefícios individuais e coletivos da prevenção de acidentes no trabalho em altura.
* Reconhecer e controlar os riscos associados aos tipos de recursos utilizados no trabalho em altura e sua interferência em outrasatividades.
* Desenvolver a percepção do risco em atividade realizada em altura.
* Compreender a importância da inspeção e utilização dos equipamentos de proteção individual e equipamento de proteção coletiva.
* Aperfeiçoar as práticas de segurança dos profissionais em atividades realizadas em altura.
* Gerenciamento dos riscos em altura.

JUSTIFICATIVA:
A Construção Civilresponde por 49% dos acidentes decorrentes do trabalho em altura. Incluem-se nesse rol quedas de trabalhadores e matérias sobre trabalhadores. A incidência de acidentes neste setor ocorre de forma semelhante, não só no Brasil, como no resto do mundo. Na área do trabalho em altura, existem os acidentes que ocorrem em atividades eventuais, mas há outros ramos onde os acidentes em altura são rotineiros,como na montagem de torres, manutenção ou outras atividades em postes, torres e outros elementos verticais. Portanto, todos os ramos desta atividade podem ter
Trabalhos em altura com seus riscos associados. Por isso, a necessidade de se criar uma NR com orientações voltadas para todas as áreas, desde a instalação de antenas de telefonia e TV a cabo até pinturas em ônibus. Toda a gestão de trabalhosem altura e prevenção de queda era balizada pelas NRs 18 (Condições e Meio Ambiente de
(Trabalho na Indústria da Construção) e 6 (Equipamentos de Proteção Individual - EPI). Mas existem vários outros ramos de atividade que têm suas especificidades e peculiaridades. A necessidade de criar uma norma específica para trabalho em altura surgiu com a criação da nova NR 34 - que trata das Condições eMeio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval -, em que um capítulo específico determina a amplia e a gestão dos trabalhos em altura com base no planejamento, organização e definição das responsabilidades. Para evitar que todos os ramos de atividade com trabalho em altura tivessem um capítulo sobre tema, foi mais produtivo e eficaz criar uma norma mais ampla que atenda atodos os ramos de atividade que incluem trabalho em altura. Nos países mais evoluídos existem normas especificas para estas atividades em virtude do grande potencial de dano ao trabalhador em caso de acidente.
A norma está baseada na gestão de segurança e saúde destas atividades com os seguintes pilares básicos: planejamento, análise de riscos, capacitação e aptidão do trabalhador, organização,execução e definição das responsabilidades. Um dos principais itens será a capacitação dos trabalhadores. Existe também um ramo dos trabalhos em altura, o chamado alpinismo industrial ou acesso por cordas, onde muitos profissionais que atuam em plataformas marítimas, plantas industriais, manutenção de instalações industriais, edifícios, torres de transmissão de energia e eólicas, entre outrastrabalham sem uma norma brasileira que lhes dê amparo legal.

CONCEITO DE ALTURA
Distancia vertical entre a superfície de trabalho - transitória ou permanente - e outra superfície de referência.

CONCEITO DE TRABALHO EM ALTURA
Trabalho em altura é todo e qualquer serviço realizado a uma diferença de nível igual ou superior a 2,00 m com risco de queda.
OBS: Caso exista requisito local diferente, amenor das diferenças de nível deve prevalecer.

CAMPOS DE APLICAÇÃO
Nas dependências e atividades das empresas contratantes, incluindo as Contratadas, que realizam trabalho em altura.

PRÉ REQUISITOS PARA LIBERAÇÃO DO EMPREGADO A REALIZAR TRABALHO EM ALTURA

* Ser designado pela chefia imediata;
* O trabalhador deverá ser liberado formalmente pela chefia imediata,
* O...
tracking img