Nr 13 - caldeiras a vapor e vasos de pressão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CALDEIRAS A VAPOR



DISPOSIÇÕES GERAIS

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificaçãoindelével com, no mínimo, as seguintes informações: fabricante; número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; ano de fabricação; pressão máxima de trabalho admissível; pressão de teste hidrostático; capacidade de produção de vapor; área de superfície de aquecimento; código de projeto e ano de edição.
Além da placa de identificação deve constar, em local visível, a categoria da caldeira, conformedefinida no subitem 13.1.9 desta NR, e seu número ou código de identificação.
Toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estive instalada, a seguinte documentação, devidamente atualizada: prontuário da caldeira; registro de segurança; projeto de Instalação; projetos de alteração ou reparo e relatórios de inspeção.
Caso a caldeira venha a ser considerada inadequada para uso, o"Registro de Segurança" deve conter tal informação e receber encerramento formal.
A documentação deve estar sempre à disposição para consulta dos operadores, do pessoal de manutenção, de inspeção e das representações dos trabalhadores e do empregador na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ¬CIPA, devendo o proprietário assegurar pleno acesso a essa documentação.
Para os propósitos desta NR, ascaldeiras são classificadas em 3 categorias, conforme segue:
a) Caldeiras da categoria “A” são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19.98 Kgf/cm²);
b) Caldeiras da categoria “C” são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 KPa (5.99 Kgf/cm²) e o volume interno é igual ou inferior a 100 litros;
c) Caldeiras da categoria “B” são todas as caldeirasque não se enquadram nas categorias anteriores.
INSTALAÇÃO DE CALDEIRAS A VAPOR
A autoria do "Projeto de Instalação" de caldeiras a vapor, no que concerne ao atendimento desta NR, é de responsabilidade de "Profissional Habilitado", conforme citado no subitem 13.1.2, e deve obedecer aos aspectos de segurança, saúde e meio ambiente previstos nas Normas Regulamentados, convenções e disposiçõeslegais aplicáveis.
Quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a "Área de Caldeiras" deve satisfazer aos seguintes requisitos:
A) Manter a distancia de segurança de qualquer equipamento que é de 3m
B) Dispor de pelo menos 2 (duas) saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas;
C) Dispor de acesso fácil e seguro, necessário à operação e à manutenção dacaldeira, sendo que, para guarda-¬corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas;
D) Ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação atendendo às normas ambientais vigentes;
E) Dispor de iluminação conforme normas oficiais vigentes; ¬
F) Ter sistema de iluminação de emergência caso operar ànoite.
Quando a caldeira estiver instalada em ambiente fechado, a "Casa de Caldeiras" deve satisfazer aos seguintes requisitos:
A) Constituir prédio separado, construído de material resistente ao fogo, podendo ter apenas uma parede adjacente a outras instalações do estabelecimento, porém com as outras paredes afastadas de, no mínimo, 3 (três) metros de distancia.
B) Dispor de pelo menos 2(duas) saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas;
C) Dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas;
D) Dispor de sensor para detecção de vazamento de gás quando se tratar de caldeira a combustível gasoso.
E) Não ser utilizada para qualquer outra finalidade;
F) Dispor de acesso fácil e seguro, necessário à operação e à...
tracking img