Novos museus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NACIONAL - FINAC


CURSO ARQUITETURA E URBANISMO





ENIO DE SOUZA KALIC
HENRIQUE ALVES NETTO
MAURO RIBEIRO







Os novos museus e a promoção do conhecimento na preservação do patrimônio histórico cultural




















VITÓRIA
2012



ENIO DE SOUZA KALIC
HENRIQUE ALVES NETTO
MAURO RIBEIRO


















Osnovos museus e a promoção do conhecimento na preservação do patrimônio histórico cultural




Artigo Final de Graduação, apresentado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Nacional, como requisito parcial para obtenção do grau de Arquiteto e Urbanista.

Professor Orientador: Luiz Marcello GomesRibeiro









VITÓRIA
2012
Os novos museus e a promoção do conhecimento na preservação do patrimônio histórico cultural

Enio de Souza Kalic[1]
Henrique Alves Netto
Mauro Ribeiro
Luiz Marcello Gomes Ribeiro[2]


Resumo


A intenção deste estudo é enfatizar os novos museus e a promoção do conhecimento na preservação do patrimônio histórico cultural. Assim, estabeleceu-secomo objetivo geral, analisar se os novos museus possibilitam a promoção do conhecimento na preservação patrimônio histórico cultural. Entre os tópicos a serem abordados destacam-se: avaliar os aspectos relacionados à economia, sociedade e território; apresentar a cultura o patrimônio histórico cultural; caracterizar os novos museus e as novas transformações na cidade. Em relação à metodologia,utilizou-se a pesquisa bibliográfica, onde foram consultados livros, artigos e sites da internet que tratam da questão dos museus e da promoção do conhecimento na preservação do patrimônio histórico cultural. As conclusões demonstraram que os novos museus possibilitam a promoção do conhecimento e a preservação patrimônio histórico cultural, na medida em que se consolidam como um novo tipo deinstituição cultural, onde o público em geral é instigado a enxergar e pensar o papel histórico cultural seja por meio de exibições ou pelo incentivo à pesquisa.


Palavras chave: Museu. Preservação. Patrimônio. Histórico. Cultural.



1. Introdução


A abordagem deste estudo, diz respeito aos novos museus e a promoção do conhecimento na preservação do patrimônio histórico cultural. Assim paramelhor compreender, torna-se útili primeramente, entender o real significa da arquitetura e dos museus.


A arquitetura está vinculada a diversas questões técnicas essenciais, dentre elas, é importante considerar uma questão que por diversas vezes não é tratada de maneira condizente com o grau de importância que merece na concepção do projeto arquitetônico, a questão do conforto térmico naedificação.


É necessário entender arquitetura como um conjunto harmônico de interface entre o individuo e o meio que o cerca, fazendo com que a arquitetura dialogue com o meio que a envolve para que esta responda de forma positiva na escala do usuário. Neste contexto a questão do conforto térmico, principalmente em regiões equatoriais, deve ser encarada de maneira relevante por intermédioprincipalmente de condicionamento natural através de técnicas seletivas ou conservativas de energia natural. Segundo Frota (2001, p.15):


A arquitetura deve servir ao homem e ao seu conforto, o que abrange o seu conforto térmico. O homem tem melhores condições de vida e de saúde quando seu organismo pode funcionar sem ser submetido à fadiga ou estresse, inclusive térmico. Aarquitetura como uma de suas funções, deve oferecer condições térmicas compatíveis ao conforto térmico humano no interior dos edifícios, sejam quais forem as condições climáticas externas.


A arquitetura deve estar engajada de modo direto com o conforto de seus utilizadores, e a busca da resolução da questão térmica, principalmente em regiões localizadas em latitudes próximas à linha do Equador,...
tracking img