Arquitectura e museus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais – 2011/2012
Evandro Saraiva
Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais – 2011/2012
Evandro Saraiva
08
Fall
08
Fall

Universidade Católica Portuguesa
Introdução à Museologia
Introdução à Museologia
Faculdade de Filosofia

Arquitectura e Museus

Índice:

1. Introdução – Pág. 3
2. As Necessidades Específicas do Museu – Pág.5
3. A Relação Museu-Arquitectura – Pág. 8
4. Reabilitação e Reconversão de Edifícios – Pág. 11
5. Relação Inversa : Como a Arquitectura vê o Museu – Pág. 13
6. Considerações Finais – Pág. 16
7. Bibliografia – Pág. 19

1. Introdução

Milhões de pessoas visitam museus, em todo mundo, todos os anos. Os visitantes, de certa forma, fazem-no não apenas numa perspectivacultural, mas também turística. Dão os museus como algo sólido, permanente, adquirido. Sabem de antemão com o que podem contar, e hoje em dia, nenhuma cidade do mundo ocidental se dá ao luxo de não ter um Museu.
O museu tornou-se, nos últimos 30 anos, um novo templo para as massas, uma nova catedral, que permite a uma cidade ampliar os seus níveis de visitantes anuais, sendo um dos principais vectores,quer directa, quer indirectamente, do que hoje chamamos ‘turismo cultural’, já essencial para as economias locais.
Esta designação de ‘novo templo’, acaba por se cruzar ironicamente com a história do museu, que tem na sua génese o mesmo conceito. Sabemos hoje que a palavra deriva do grego ‘mouseion’, que por sua vez deriva de ‘musa’. O museu era originalmente o Templo das Musas, seresmitológicos que protegiam as artes e inspiravam artistas. Centros onde se agrupavam peças de todos os tipos, oferecidas pelos devotos ou encomendadas, peças essas que eram expostas. De facto, o primeiro museu da humanidade foi um Templo.
Percorrendo a história, sabemos que até à idade média, o conceito permaneceu, de uma forma similar à grega, tendo-se expandido para Roma e Egipto. Posteriormente, é aIgreja Católica, que dentro dos seus templos, agrupa peças de arte sacra e tesouros religiosos. Mais uma vez, o templo sagrado ligado à história do Museu. Foi no Renascimento que tivemos uma nova abordagem, onde se iniciaram os primeiros passos na direcção daquilo que hoje consideramos um Museu. De uma forma não planeada, não organizada, é na Renascença que surgem os colecionadores de arte, osmecenas (provavelmente, é da família Médici o primeiro museu privado), que na tentativa de ostentar a sua riqueza económica e cultural, criam os primeiros espaços privados dedicados à arte, à cultura, aos tesouros. Surgem os primeiros ‘gabinetes de curiosidades’, onde praticamente se amontoam todo o tipo de objectos, com ou sem valor artístico e cultural.
Nesta altura, ainda temos as peçasdesordenadamente dispostas, não havendo ainda uma noção das possibilidades educativas destes espaços, que se inseriam num meio económico e social profundamente elitista e fechado. Apenas nos séculos seguintes, com o iluminismo, essa nova visão educativa surge. São criados os primeiros museus (com uma lógica similar aquilo que hoje consideramos um Museu). No entanto, ainda eram ‘casas de coleccionismo’,ainda não existiam lógicas expositivas, planeamento, organização. É apenas no final do séc XIX e no decorrer do século XX que o museu se afirma, se concretiza. Ou seja, apesar de uma longa história, desde a antiguidade clássica até à contemporaneidade, é necessário observar que o conceito de museu tal como o hoje estabelecemos é, apesar de tudo, muito recente. De facto, apenas em meados dos séc. XXhouve uma primeira tentativa de definir o Museu. E mesmo essa definição está em constante mutação, acima de tudo porque o Museu tem de se adaptar constantemente às novas realidades museológicas, sociais, económicas e políticas.
Temos então a última revisão dessa definição, dada pelo ICOM (International Council Of Museums), em 2007 (ICOM, website):

A museum is a non-profit, permanent...
tracking img