Novo doc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERDISCIPLINARIDADE: PARA ALÉM DA FILOSOFIA DO SUJEITO. PETRÓPOLIS: VOZES
 
César Augusto Soares da Costa (CV)
csc193@hotmail.com
 
A recente história da interdisciplinaridade no Brasil, apesar das freqüentes ilusões da moda, tem testemunhado o sentido de seriedade que tem animado o trabalho teórico e as inúmeras atividades práticas nos últimos cinco anos, dos quais produziram centenasde seminários, trabalhos, teses, dissertações, livros e artigos, na esperança de provar na prática o bem de suas intuições. Mas permanece sempre uma questão: a interdisciplinaridade não carece de uma base antropológica nas suas fundamentações? Tal questionamento já é fato constante no debate pedagógico contemporâneo quando nos referimos ao tema. Para alguns, toda esta reflexão é fruto deimediatismos do momento, para outros, trata-se de uma nova atitude pedagógica frente às questões atuais. Novamente surge a pergunta: quem está com a razão? É possível ter razão no somatório de individualidades? Aqui começa a polêmica!
Assim, a obra Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito dos professores Lucídio Bianchetti e Ari Jantsh procuram nos seus horizontes, discutirem as basesfilosóficas, antropológicas e sociais do objeto em questão. Sobre diferentes pontos de vista teóricos, os autores procuram cada qual a seu modo debater o conceito de interdisciplinaridade, pondo em questão suas diferentes análises e as propostas de ação interdisciplinar tanto na área científica quanto na prática pedagógica. Seus organizadores fazem com a precisão necessária que não retira do leitor ointeresse pela abordagem integral das provocantes análises e contundentes críticas ao tratamento teórico-prático de quem sido o tema da interdisciplinaridade.
A obra não nega as grandes contribuições da filosofia do sujeito na produção historicamente acumulada do conhecimento. Sendo assim, os autores chamam atenção para o fato de que a construção histórica de um objeto implica a constituição doobjeto e a compreensão do mesmo aceitando, como isso, a tensão entre o sujeito pensante e as condições objetivas (materialidade) para o pensamento. Para Jantsh e Bianchetti, não será um “projeto em parceria” que superará a redução subjetivista da filosofia do sujeito. Logo, podemos afirmar que a “interdisciplinaridade dos projetos em parceria” dos que se orientam pela filosofia do sujeito, nãoabarca, ordena e totaliza a realidade do mundo científico. Pois a simples fórmula, do somatório de individualidades ou “sujeitos” pensantes nunca será salvífica! Também os autores, não pretendem polarizar entre o que se pode denominar de concepção dialética (com ênfase no papel do sujeito histórico-crítico) e a concepção a-histórica. (vista sem definição crítica da realidade).
Logo, cabe ressaltarpara o leitor a relevância que a obra adquire com a reunião de autores de diversas áreas e posições para o debate sério em torno do problema. Embora não pertençam a campos científicos opostos, suas abordagens, a partir do solo sociológico ou filosófico, constituem por si um exemplo da riqueza, de interesse atual e das possibilidades do tratamento interdisciplinar da realidade. Este livro fruto demuitas intuições constitui uma tentativa de contribuir para a discussão e superação ainda hegemônica concepção a-histórica do objeto filosófico-científico denominado interdisciplinaridade. Dentro da análise do livro, a filosofia do sujeito continua ao nosso ver, a base e a maior expressão da concepção a-histórica da interdisciplinaridade.
Em suma, Bianchetti e Jantsh reiteram a esperança de quea obra cumpra os objetivos pelas quais foi pensada, além de cumprir num passo à frente no debate interno à concepção histórica da interdisciplinaridade, oriente o necessário confronto com posições a-históricas da interdisciplinaridade pelos autores denominada como filosofia do sujeito. Certamente, as reflexões contidas no livro prestarão uma singular contribuição e esclarecimento em torno das...
tracking img