Novas tecnologias e o desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. HISTÓRICO

O trabalho é uma necessidade que surgiu com o nascimento do próprio homem. A busca por alimentos era fundamental para a sobrevivência e foi justamente essa procura que motivou as primeiras evoluções tecnológicas, com o objetivo de aprimorar as ferramentas disponíveis para caça, pesca, agricultura, entre outras. No entanto, o forte crescimento populacional e a ascensão da classesocial conhecida como burguesia, fez com que o processo de aperfeiçoamentos materiais se desse em ritmo acentuadamente acelerado, culminando nas Revoluções Industriais dos séculos XVIII e XIX.
Essas revoluções marcaram o início da sociedade capitalista e globalizada, que tem como principais características a procura pelo lucro extraído da mais-valia, a eliminação de fronteiras geográficas para aprodução industrial e a necessidade de otimização do trabalho, a fim de que o mesmo possa ser mais rentável para os donos dos meios de produção. Assim, iniciou-se uma verdadeira corrida para encontrar a maneira mais rápida de produzir, com a elaboração de diversas teorias sobre como conseguí-la. Dentre elas podem-se citar as linhas de produção, que separavam o trabalho intelectual do mecânico,destinando o segundo grupo aos funcionários mais pobres, que ficariam isentos de pensar sobre o que faziam, além de serem responsáveis apenas por um pequeno ofício, realizado quase que instintivamente.
Desse modo, a tecnologia foi evoluindo pouco a pouco até chegar ao último terço do século XX, época que ficou conhecida como Terceira Revolução Tecnológica e foi marcada, sobretudo, pelas inovações naárea da informática e telecomunicações. Nesse período, foram criadas e aperfeiçoadas máquinas para substituir o trabalho humano, inventados vários mecanismos para auxiliar a comunicação e, além disso, dados importantes avanços na área de tecnologia da informação. Praticamente tudo o que se conhece hoje sobre industrialização, internet e telecomunicações foi fruto dos estudos realizados nessemomento. Era inconcebível, anos atrás, que as notícias pudessem ser veiculadas em tempo real e em escala global, por exemplo.
No entanto, as conseqüências da modernização não foram somente positivas. No que se refere ao mercado de trabalho as máquinas trouxeram novidades bastante negativas, já que o desemprego tornou-se incontrolável, haja vista que apenas uma máquina era capaz de substituir o esforçode aproximadamente 100 homens. Além disso, o menor número de contratações impulsionou a diminuição do valor da remuneração, uma vez que a mesma é regulada de acordo com a lei de oferta e procura, que estabelece que quando a oferta (no caso, de empregos) é menor do que a procura, os trabalhadores deverão supervalorizá-la, aceitando qualquer condição, pois se não for assim o empregador poderádemiti-lo e encontrar outro empregado que a aceite.
De acordo com a pesquisadora Vania Herédia, os impactos causados pelas Novas Tecnologias sobre o mercado de trabalho não param por aí. Também repercutiram na qualificação da mão-de-obra, nas condições de trabalho, na saúde do trabalhador e, conseqüentemente, nas políticas de ocupação. Para ela “o uso de Novas Tecnologias trouxe a diminuição dotrabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação eletrônica, ocorreu a diminuição de coletivos operários” O estudioso Jacob Gorender salienta ainda que “o fato é que os empregos somem aos milhões, enquanto aumenta a carga de trabalho sobre aqueles que continuam empregados”.
Uma pesquisa realizada ANFAVEA evidencia esse quadro nosetor automobilístico (tabela 3, em anexo), em que os empregos gerados pela indústria foram diminuindo gradativamente entre os anos de 1988 a 1994. Além disso, a tabela 10 (também em anexo) estabelece uma comparação entre o faturamento da empresa e o número de empregos criados entre os anos de 1974 a 1995. Nela, fica evidente a desproporcionalidade entre os valores, que subiram 560% para o...
tracking img